Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37690
Title: Experiências na prática de ensino na Escola ECIT José Luiz Neto utilzando recursos imagéticos como ferramentas de Ensino de História em Barra de Santa Rosa-PB.
Other Titles: Experiences in teaching practice at the ECIT José Luiz Neto School using image resources as history teaching tools in Barra de Santa Rosa-PB.
???metadata.dc.creator???: TUMAZ, Silas Vinicius Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEANDRO, Andressa Barbosa de Farias.
Keywords: Recursos Imagéticos;Ensino de História;Obras de Arte;Iconografia;Iconologia;Image Resources;History Teaching;Works of Art;Iconography;Iconology
Issue Date: 21-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TUMAZ, Silas Vinicius Silva. Experiências na prática de ensino na Escola ECIT José Luiz Neto utilizando recursos imagéticos como ferramentas de ensino de história em Barra de Santa Rosa-PB. 2024. 45 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37690
???metadata.dc.description.resumo???: As imagens estão ocupando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, em diversos aspectos de nossas vidas, sejam eles profissionais ou pessoais, principalmente por todo o avanço tecnológico dos últimos tempos. Destacando como principais elementos as obras de arte, pinturas e fotografias, mostrando como essas fontes documentais podem contribuir para um aprendizado significativo, tanto na sala de aula quanto fora do cotidiano escolar, promovendo o aprendizado e diversificando os modos de Ensinar História. Essa narrativa sobre o processo de escolarização e formação docente será realizada na Prática de Ensino que ocorrerá no semestre de 2023.2, no colégio (ECIT) José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa, com foco no Ensino de História na turma de 1ª série do Ensino Médio que ocorreu entre os meses de Fevereiro a Maio de 2024. Usando como principal ferramenta a experiência da Prática de Ensino na turma de 1° Série B do Ensino Médio, e entrevistas com docentes e discentes para avaliar a importância dessa temática para o ensino de História.
Abstract: Images are increasingly occupying space in people's daily lives, in various aspects, whether professional or personal, mainly due to recent technological advancements. This study highlights key elements such as works of art, paintings, and photographs, showing how these documentary sources can contribute to meaningful learning, both in and out of the classroom, promoting education and diversifying ways of teaching History. This narrative about the process of schooling and teacher training will be conducted during the Teaching Practice in the second semester of 2023, at José Luiz Neto High School (ECIT) in Barra de Santa Rosa, focusing on teaching History to first-year high school students between February and May 2024. Using the experience from the Teaching Practice in the 1st Grade B class as the main tool, and conducting interviews with teachers and students, we aim to evaluate the importance of this theme for teaching History.
Keywords: Recursos Imagéticos
Ensino de História
Obras de Arte
Iconografia
Iconologia
Image Resources
History Teaching
Works of Art
Iconography
Iconology
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37690
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILAS VINICIUS SILVA TUMAS-MONOGRAFIA-CH-HISTÓRIA (2024).pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.