Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718
Title: Recomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura.
Other Titles: Recomposing learning through mathematical games for elementary education: a systematic literature review.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Joseane do Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Patrício José Félix da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Educação matemática;Ensino de matemática;Jogos matemáticos;Recomposição da aprendizagem;Recurso didático – jogos matemáticos;Revisão sistemática da literatura;Mathematics education;Teaching mathematics;Mathematical games;Recomposition of learning;Teaching resource – mathematical games;Systematic literature review
Issue Date: 9-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Joseane do Nascimento. Recomposição da aprendizagem através de jogos matemáticos para o ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. 2024. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como principal objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de investigar pesquisas já realizadas que abordam os jogos como estratégias para o processo de ensino e aprendizagem de matemática, no ensino fundamental anos finais. A revisão foi realizada com o objetivo de trabalhar o conteúdo das operações básicas da matemática, pois trata-se de um conteúdo de bastante relevância tanto no âmbito escolar como no cotidiano da nossa sociedade. A pesquisa foi realizada no site de pesquisa: Periódicos da Capes, no qual utilizando alguns critérios e procedimentos pré-estabelecidos, para inclusão ou exclusão de trabalhos, foram retornados 25 artigos para análise. Através dessa revisão foi possível mapear vários jogos para o ensino da matemática, relacionados ao conteúdo das operações básicas da matemática e as respectivas séries do ensino fundamental que podem ser utilizados, formando um banco de dados de apoio aos docentes que pretendem utilizar metodologias de ensino mais dinâmicas e menos tradicionais.
Abstract: The main objective of this article is to carry out a Systematic Literature Review with the aim of investigating research already carried out that addresses games as strategies for the process of teaching and learning mathematics in primary education in the final years. The review was carried out with the aim of working on the content of basic mathematical operations, as this is content that is very relevant both at school and in everyday life in our society. The research was carried out on the research website: Periódicos da Capes, in which, using some pre-established criteria and procedures, for inclusion or exclusion of works, 25 articles were returned for analysis. Through this review, it was possible to map several games for teaching mathematics, related to the content of basic mathematics operations and the respective elementary school grades that can be used, forming a database to support teachers who intend to use more advanced teaching methodologies. dynamic and less traditional. Keywords: Systematic Literature Review; Elementary Education;
Keywords: Educação matemática
Ensino de matemática
Jogos matemáticos
Recomposição da aprendizagem
Recurso didático – jogos matemáticos
Revisão sistemática da literatura
Mathematics education
Teaching mathematics
Mathematical games
Recomposition of learning
Teaching resource – mathematical games
Systematic literature review
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências da Natureza
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37718
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DO NASCIMENTO SANTOS - TCC ESP. CIENCIAS DA NATUREZA CDSA 2024..pdfJoseane do Nascimento Santos. - TCC Esp. Ciências da Natureza CDSA 2024742.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.