Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727
Title: Proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas.
Other Titles: Simple period syntax teaching proposal in the Portuguese Language BNCC: Analysis of theoretical objects and conceptions.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Eduarda de Souto.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee2???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Teorias Sintáticas;Sintaxe do Período Simples – BNCC;Análise Linguística;Ensino de Gramática;Syntactic Theories;Simple Period Syntax – BNCC;Linguistic Analysis;Grammar Teaching
Issue Date: 8-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Eduarda de Souto Silva. Proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727
???metadata.dc.description.resumo???: A sintaxe é a parte do sistema da língua que nos permite tanto criar quanto interpretar frases, compreendendo diversas regras (Azeredo, 2000). Desse modo, ela é um dos componentes fundamentais da estrutura linguística que se concentra na organização e disposição das palavras em uma frase ou sentença, bem como nas regras que governam como as palavras se combinam para formar frases gramaticalmente corretas. Neste trabalho, temos como objetivo principal compreender a abordagem teórico-metodológica da proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa. Para tanto, iniciamos identificando os objetos de conhecimento relacionados à sintaxe do período simples, abordados na BNCC de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental e inferimos as filiações teóricas reveladas pela BNCC. Desse modo, definimos como aporte teórico para as concepções Othero (2021), Kenedy (2021), Mar-telotta (2003), Basso (2019), Ilari (2004), Neves (1994), Rocha Lima (2011), Cunha e Cintra (2017), Perini (2021), entre outros. Para contextualizar a BNCC, utilizamos Brasil (1997; 2018). Metodologicamente, nossa pesquisa está classificada como documental (Gaio; Simões, 2008), qualitativa (Triviños, 1987), descritiva (Gil, 1994; Barros; Aparecida, 1990). Em nossas análises, inferimos as filiações teóricas reveladas pelo documento nas habilidades relacionadas ao período simples, num total de treze habilidades.
Abstract: Syntax is the part of the system of the tongue that allows us to create as much as to interpret phrases, comprising several rules (Azeredo, 2000). In this way, she is one of the fundamental components of the linguistic structure that focuses on the organization and arrangement of words in a sentence or sentencing, as well as the rules that govern how words combine to form grammatically correct sentences. In this trailer, we have as a primary goal to understand the theoretical-methodological approach to the proposal for teaching the syntax of the simple period at the Portuguese Language BNCC. For so much, we initiate by identifying the knowledge objects related to the syntax of the simple period, addressed in the Portuguese Language BNCC in the End Years of the Enterial Ensino and infer the theoretical affiliations revealed by the BNCC. In this way, we define as the theoretical aport for the conceptions of Othero (2021), Kenedy (2021), Mar-telotta (2003), Basso (2019), Ilari (2004), Neves (1994), Rocha Lima (2011), wedge and Cintra (2017), Perini (2021), among others. To contextualize BNCC, we use Brazil (1997; 2018). Methodologically, our research is classified as documentary (Gay; Simons, 2008), qualitative (Triviños, 1987), descriptive (Gil, 1994; Apa-reach, 1990). In our analyses, we infer the theoretical affiliations revealed by the document in abilities related to the simple period, for a total of thirteen skills.
Keywords: Teorias Sintáticas
Sintaxe do Período Simples – BNCC
Análise Linguística
Ensino de Gramática
Syntactic Theories
Simple Period Syntax – BNCC
Linguistic Analysis
Grammar Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA DE SOUTO SILVA-MONOGRAFIA-CH-LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA (2023).pdf268.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.