Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee1RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.referee1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4566168425348622pt_BR
dc.contributor.referee2REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0323008945925363pt_BR
dc.description.resumoA sintaxe é a parte do sistema da língua que nos permite tanto criar quanto interpretar frases, compreendendo diversas regras (Azeredo, 2000). Desse modo, ela é um dos componentes fundamentais da estrutura linguística que se concentra na organização e disposição das palavras em uma frase ou sentença, bem como nas regras que governam como as palavras se combinam para formar frases gramaticalmente corretas. Neste trabalho, temos como objetivo principal compreender a abordagem teórico-metodológica da proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa. Para tanto, iniciamos identificando os objetos de conhecimento relacionados à sintaxe do período simples, abordados na BNCC de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental e inferimos as filiações teóricas reveladas pela BNCC. Desse modo, definimos como aporte teórico para as concepções Othero (2021), Kenedy (2021), Mar-telotta (2003), Basso (2019), Ilari (2004), Neves (1994), Rocha Lima (2011), Cunha e Cintra (2017), Perini (2021), entre outros. Para contextualizar a BNCC, utilizamos Brasil (1997; 2018). Metodologicamente, nossa pesquisa está classificada como documental (Gaio; Simões, 2008), qualitativa (Triviños, 1987), descritiva (Gil, 1994; Barros; Aparecida, 1990). Em nossas análises, inferimos as filiações teóricas reveladas pelo documento nas habilidades relacionadas ao período simples, num total de treze habilidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleProposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas.pt_BR
dc.date.issued2023-11-08
dc.description.abstractSyntax is the part of the system of the tongue that allows us to create as much as to interpret phrases, comprising several rules (Azeredo, 2000). In this way, she is one of the fundamental components of the linguistic structure that focuses on the organization and arrangement of words in a sentence or sentencing, as well as the rules that govern how words combine to form grammatically correct sentences. In this trailer, we have as a primary goal to understand the theoretical-methodological approach to the proposal for teaching the syntax of the simple period at the Portuguese Language BNCC. For so much, we initiate by identifying the knowledge objects related to the syntax of the simple period, addressed in the Portuguese Language BNCC in the End Years of the Enterial Ensino and infer the theoretical affiliations revealed by the BNCC. In this way, we define as the theoretical aport for the conceptions of Othero (2021), Kenedy (2021), Mar-telotta (2003), Basso (2019), Ilari (2004), Neves (1994), Rocha Lima (2011), wedge and Cintra (2017), Perini (2021), among others. To contextualize BNCC, we use Brazil (1997; 2018). Methodologically, our research is classified as documentary (Gay; Simons, 2008), qualitative (Triviños, 1987), descriptive (Gil, 1994; Apa-reach, 1990). In our analyses, we infer the theoretical affiliations revealed by the document in abilities related to the simple period, for a total of thirteen skills.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727
dc.date.accessioned2024-09-11T21:29:20Z
dc.date.available2024-09-11
dc.date.available2024-09-11T21:29:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeorias Sintáticaspt_BR
dc.subjectSintaxe do Período Simples – BNCCpt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de Gramáticapt_BR
dc.subjectSyntactic Theoriespt_BR
dc.subjectSimple Period Syntax – BNCCpt_BR
dc.subjectLinguistic Analysispt_BR
dc.subjectGrammar Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Eduarda de Souto.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSimple period syntax teaching proposal in the Portuguese Language BNCC: Analysis of theoretical objects and conceptions.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Eduarda de Souto Silva. Proposta de ensino da sintaxe do período simples na BNCC de Língua Portuguesa: análise de objetos e concepções teóricas. 2023. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37727pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDUARDA DE SOUTO SILVA-MONOGRAFIA-CH-LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA (2023).pdf268.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.