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dc.creator.IDLOPES, A. I. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4448496626469088pt_BR
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.-
dc.contributor.advisor1IDVASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492366302935662pt_BR
dc.contributor.referee1CALDAS, Patrícia Trindade.-
dc.contributor.referee2SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.description.resumoNas últimas décadas aconteceu uma inversão de valores na política de mobilidade urbana, quando o foco da gestão municipal se tornou os motoristas, em detrimento aos pedestres. No intuito de retomar a leitura das cidades para as pessoas, essa dissertação objetivou analisar a caminhabilidade sob a perspectiva do pedestre. Para tanto, foram desenvolvidos três artigos científicos. O primeiro, realiza uma revisão bibliométrica, no intuito de verificar os estudos acerca de modelos de caminhabilidade no período que compreende de 1945 a 2022. Além das principais características da produção científica a respeito do tema, a pesquisa mostra que apenas 11% dos modelos de caminhabilidade encontrados considerou a ótica do pedestre, os quais serviram de input para o segundo artigo. O segundo artigo avaliou as dimensões e variáveis para avaliar as condições de caminhabilidade nos diversos espaços urbanos. Para isso, realizou-se uma revisão dos modelos de caminhabilidade na WOS, permitindo identificar as principais dimensões e variáveis da caminhabilidade nos diversos espaços urbanos. Compreendendo quais os modelos e as principais dimensões e variáveis para o estudo da caminhabilidade nos centros urbanos, o terceiro artigo, avaliou as condições de caminhabilidade na região central na cidade de Campina Grande– PB, sob a perspectiva dos pedestres. A pesquisa apresentou que as dimensões função urbana e conforto foram as que mais apresentaram pontos críticos e as dimensões conectividade e atributos da rota obtiveram avaliações positivas. Os resultados indicaram que para fomentar a caminhabilidade e uso dos meios de transporte sustentáveis são necessárias políticas de mobilidade urbana voltadas para as pessoas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleCaminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestrept_BR
dc.date.issued2024-04-01-
dc.description.abstractIn recent decades, there has been an inversion of values in urban mobility policy, when the focus of municipal management became drivers, to the detriment of pedestrians. In order to resume the understanding of cities for people, this dissertation aimed to analyze walkability from the pedestrian's perspective. To this end, three scientific articles were developed. The first, carries out a bibliometric review, with the aim of verifying studies on walkability models in the period from 1945 to 2022. In addition to the main characteristics of scientific production on the subject, the research shows that only 11% of walkability models walkability found considered the pedestrian's perspective, which served as input for the second article. The second article evaluated the dimensions and variables to evaluate walkability conditions in different urban spaces. To this end, a review of the walkability models in WOS was carried out, allowing the main dimensions and variables of walkability in different urban spaces to be identified. Understanding the models and the main dimensions and variables for studying walkability in urban centers, the third article evaluated walkability conditions in the central region of the city of Campina Grande– PB, from the perspective of pedestrians. The research showed that the urban function and comfort dimensions were the ones that presented the most critical points and the connectivity dimensions and route attributes obtained positive evaluations. The results indicated that to promote walkability and the use of sustainable means of transport, urban mobility policies aimed at people are necessary.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37740-
dc.date.accessioned2024-09-17T12:02:09Z-
dc.date.available2024-09-17-
dc.date.available2024-09-17T12:02:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPerspectiva do pedestrept_BR
dc.subjectPedestrept_BR
dc.subjectModelo de caminhabilidadept_BR
dc.subjectGestão urbanapt_BR
dc.subjectPedestrian perspectivept_BR
dc.subjectPedestrianpt_BR
dc.subjectWalkability modelpt_BR
dc.subjectUrban managementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Ana Isabelle Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWalkability on urban roads: an analysis from the perspective of pedestrianpt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Ana Isabelle Gomes. Caminhabilidade em vias urbanas: uma análise sob a perspectiva do pedestre. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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ANA ISABELLE GOMES LOPES - DISSERTAÇÃO (PPGA) 2024.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


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