Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774
Title: A trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG.
Other Titles: The trajectory of the dropout in the Computer Science Course at UFCG.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Eduardo Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Evasão - Ensino Superior;Ciência da Computação;Universidade Federal de Campina Grande - UFCG;Dropout - Higher Education;Computer Science;Federal University of Campina Grande - UFCG
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Eduardo Pereira dos. A trajetória do evadido no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2022. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774
???metadata.dc.description.resumo???: A evasão é um dos maiores problemas do ensino superior público brasileiro, representando um grande desperdício de recursos, como também uma grande perda social. Há muitos estudos sobre causas e soluções para este problema, porém sabe-se pouco sobre as trajetórias seguidas por esses alunos após a evasão, para entender melhor a extensão dessas perdas. Em particular, para profissões ligadas à área de Tecnologia da Informação, que não possuem regulamentação no Brasil, não é necessário uma formação superior para ingressar no mercado, possibilitando que pessoas que não finalizaram seus cursos sejam absorvidas. Nesse contexto, este trabalho pretendeu mapear as trajetórias seguidas pelos evadidos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande, a fim de verificar em que medida os recursos investidos foram realmente desperdiçados. Foi apresentada uma análise preliminar, quantitativa, utilizando a base de dados da instituição, identificando grupos e suas características. Posteriormente, dados profissionais e acadêmicos foram coletados da rede social Linkedin, agregando informações aos grupos encontrados. A partir da análise qualitativa dessas informações, a pesquisa mostrou que parte dos alunos utilizam os conhecimentos adquiridos no curso, seja assumindo cargos na área de tecnologia da informação, seja em outros cursos de graduação similares. Esses resultados, de certa forma, desmistificam a ideia de que os recursos alocados para alunos que evadem de um curso de graduação em Ciência da Computação são integralmente perdidos.
Abstract: Dropout rates are one of the biggest problems in Brazilian public higher education, representing a huge waste of resources and a major social loss. There are many studies on the causes and solutions to this problem, but little is known about the trajectories followed by these students after dropping out, to better understand the extent of these losses. In particular, for professions related to the area of Information Technology, which are not regulated in Brazil, a higher education degree is not required to enter the market, allowing people who did not complete their courses to be absorbed. In this context, this study aimed to map the trajectories followed by dropouts from the Computer Science course at the Federal University of Campina Grande, in order to verify to what extent the invested resources were actually wasted. A preliminary, quantitative analysis was presented, using the institution's database, identifying groups and their characteristics. Later, professional and academic data were collected from the social network Linkedin, adding information to the groups found. Based on the qualitative analysis of this information, the research showed that some students use the knowledge acquired in the course, either by taking on positions in the area of information technology or in other similar undergraduate courses. These results, in a way, demystify the idea that the resources allocated to students who drop out of an undergraduate course in Computer Science are completely lost.
Keywords: Evasão - Ensino Superior
Ciência da Computação
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Dropout - Higher Education
Computer Science
Federal University of Campina Grande - UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37774
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDO PEREIRA DOS SANTOS-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2022).pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.