Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777
Title: Programming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação.
Other Titles: Programming Courses: platform to support programming teaching.
???metadata.dc.creator???: CANUTO, Kleberson Matheus Cunha Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Eliane Cristina de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Ensino de Programação;Curso de Programação;Testes Automáticos;Ferramentas de Apoio ao Ensino;Oráculo;Python;Programação Introdutória;Programming Teaching;Programming Course;Automatic Tests;Teaching Support Tools;Oracle;Introductory Programming
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CANUTO, Kleberson Matheus Cunha Silva. Programming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação. 2022. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777
???metadata.dc.description.resumo???: Aprender lógica e programação pode ser essencial para começar bem um curso de graduação em computação. Atual-mente, o aprendizado de programação tem incentivado pessoas com distintos interesses, seja na área tecnológica profissionalmente, ou apenas por curiosidade e vontade de adquirir novos conhecimentos. Já existem plataformas que buscam apoiar o ensino de programação, porém em sua maioria com pouco material de estudo, disponibilidade limitada, sem testes práticos, entre outros problemas. Tendo em vista estas lacunas, propusemos a plataforma Programming Courses, que busca auxiliar e incentivar, de forma interativa, o aprendizado de programação introdutória. Ele permite que sejam criados cursos de programação em Python [1], utilizando diferentes recursos. Dentre eles, podemos citar: módulos de materiais didáticos, questões de múltipla escolha, recomendações de materiais complementares e testes automáticos, que também conta com o auxílio de um oráculo para validar entradas e saídas propostas pelo aluno. Além destas, há funcionalidades de gamificação, já disponíveis na maioria das plataformas, como pontuação, recompensas e dicas.
Abstract: Learning logic and programming can be essential to start a computer science degree well. Currently, learning programming has encouraged people with different interests, whether in the technology field professionally, or simply out of curiosity and desire to acquire new knowledge. There are already platforms that seek to support the teaching of programming, but most of them have little study material, limited availability, no practical tests, among other problems. In view of these gaps, we proposed the Programming Courses platform, which seeks to assist and encourage, in an interactive way, the learning of introductory programming. It allows programming courses to be created in Python [1], using different resources. Among them, we can mention: modules of teaching materials, multiple-choice questions, recommendations of complementary materials and automatic tests, which also have the help of an oracle to validate inputs and outputs proposed by the student. In addition to these, there are gamification features, already available on most platforms, such as scoring, rewards and tips.
Keywords: Ensino de Programação
Curso de Programação
Testes Automáticos
Ferramentas de Apoio ao Ensino
Oráculo
Python
Programação Introdutória
Programming Teaching
Programming Course
Automatic Tests
Teaching Support Tools
Oracle
Introductory Programming
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLEBERSON MATHEUS CUNHA SILVA CANUTO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2022).pdf282.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.