Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCANUTO, K. M. C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3194346444258478pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maxwell Guimarães de.
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, M. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070169649750195pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.description.resumoAprender lógica e programação pode ser essencial para começar bem um curso de graduação em computação. Atual-mente, o aprendizado de programação tem incentivado pessoas com distintos interesses, seja na área tecnológica profissionalmente, ou apenas por curiosidade e vontade de adquirir novos conhecimentos. Já existem plataformas que buscam apoiar o ensino de programação, porém em sua maioria com pouco material de estudo, disponibilidade limitada, sem testes práticos, entre outros problemas. Tendo em vista estas lacunas, propusemos a plataforma Programming Courses, que busca auxiliar e incentivar, de forma interativa, o aprendizado de programação introdutória. Ele permite que sejam criados cursos de programação em Python [1], utilizando diferentes recursos. Dentre eles, podemos citar: módulos de materiais didáticos, questões de múltipla escolha, recomendações de materiais complementares e testes automáticos, que também conta com o auxílio de um oráculo para validar entradas e saídas propostas pelo aluno. Além destas, há funcionalidades de gamificação, já disponíveis na maioria das plataformas, como pontuação, recompensas e dicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleProgramming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação.pt_BR
dc.date.issued2022-03-30
dc.description.abstractLearning logic and programming can be essential to start a computer science degree well. Currently, learning programming has encouraged people with different interests, whether in the technology field professionally, or simply out of curiosity and desire to acquire new knowledge. There are already platforms that seek to support the teaching of programming, but most of them have little study material, limited availability, no practical tests, among other problems. In view of these gaps, we proposed the Programming Courses platform, which seeks to assist and encourage, in an interactive way, the learning of introductory programming. It allows programming courses to be created in Python [1], using different resources. Among them, we can mention: modules of teaching materials, multiple-choice questions, recommendations of complementary materials and automatic tests, which also have the help of an oracle to validate inputs and outputs proposed by the student. In addition to these, there are gamification features, already available on most platforms, such as scoring, rewards and tips.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777
dc.date.accessioned2024-09-17T20:29:53Z
dc.date.available2024-09-17
dc.date.available2024-09-17T20:29:53Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Programaçãopt_BR
dc.subjectCurso de Programaçãopt_BR
dc.subjectTestes Automáticospt_BR
dc.subjectFerramentas de Apoio ao Ensinopt_BR
dc.subjectOráculopt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectProgramação Introdutóriapt_BR
dc.subjectProgramming Teachingpt_BR
dc.subjectProgramming Coursept_BR
dc.subjectAutomatic Testspt_BR
dc.subjectTeaching Support Toolspt_BR
dc.subjectOraclept_BR
dc.subjectIntroductory Programmingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCANUTO, Kleberson Matheus Cunha Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProgramming Courses: platform to support programming teaching.pt_BR
dc.identifier.citationCANUTO, Kleberson Matheus Cunha Silva. Programming Courses: plataforma de apoio ao ensino de programação. 2022. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37777pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLEBERSON MATHEUS CUNHA SILVA CANUTO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2022).pdf282.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.