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Title: Análise do comportamento mecanístico do novo pavimento da BR-232/PE, trecho: Caruaru-São Caetano.
Other Titles: Analysis of the mechanistic behavior of the new pavement of BR-232 / PE, excerpt: Caruaru-São Caetano.
???metadata.dc.creator???: SALES, Elsen Pontual.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACÊDO, José Afonso Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: COSTA, Lícia Mouta da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOTTA, Laura Maria Goretti da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Nilton Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: VIEIRA FILHO, José Orlando.
Keywords: Pavimentação Asfáltica;Pavimento de Asfalto;Asphalt Pavement;Agregados Alternativos;Alternative Aggregates;Agregados Alternativos;Granulometria;Tamaño de Grano;Granulometry;Comportamento Mecanístico;Mechanistic Behavior;Comportamiento Mecanicista
Issue Date: 24-Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Elsen Pontual. Análise do comportamento mecanístico do novo pavimento da BR-232/PE, trecho: Caruaru-São Caetano. 2008. 371f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3778
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa que originou este trabalho se desenvolveu em um segmento de 10,0 km, de um total de 19,8 km, da nova pista duplicada do trecho, então em obras de restauração e duplicação, da BR-232/PE compreendido entre as cidades de Caruaru e São Caetano, Pernambuco. A obra, em sua totalidade, foi executada no período compreendido entre o início de 2006 e o final de 2007 e ao longo do desenvolvimento dos serviços foram realizadas pesquisas em parte do novo pavimento da pista duplicada, tão logo fosse sendo concluído. Assim, além dos ensaios tradicionais de caracterização física dos materiais que compunham a última camada de terraplenagem e a estrutura do pavimento, também foram feitos ensaios triaxiais dinâmicos das camadas granulares, ensaios de fadiga, resistência à tração e compressão diametral das camadas asfáltica e uma campanha deflectométrica ao longo do segmento pesquisado. Através da utilização dos programas computacionais FEPAVE2 e RETRAN5-L, obteve-se indicadores, sob a ótica mecanística, do desempenho atual do pavimento e a expectativa de seu comportamento futuro, para atendimento a um tráfego cujas pesquisas de pesagem de eixos existentes na região também foram analisadas neste trabalho, de forma a melhor caracterizar a solicitação de cargas ao pavimento. De forma complementar, foram criadas as condições de avaliação futura dos comportamentos de duas bases distintas, utilizadas no segmento estudado, a composta por Brita Graduada Simples - BGS e a formada por Macadame Hidráulico - MH.
Abstract: The research that led to this work was developed in a section of 10.0 km, of a total of 19.8 km, the new doubled track of the segment, then in works of restoration and duplication of BR- 232/PE between the cities of Caruaru and São Caetano, Pernambuco. The work in its entirety, was executed in the period between early 2006 and late 2007 and throughout the development of the services were performed research in the new pavement of the duplicated track, once it had been completed. Thus, besides the traditional tests of physical characterization of the materials of the last layer of earth and structure of the pavement, were also made dynamic triaxial test of granular layers, the fatigue tests, traction strength and diameter compression of the asphalt layers and a deflectometer campaingn along the studied segment. Through the application of softwares FEPAVE 2 and RETRAN5-L, it was obtained indicators, under the mechanistic view of the current performance of the pavement and the expectation of its future behavior, to attend a traffic whose weighing research of axles of the region were also analyzed in this work in order to better characterize the application of loads to the pavement. Additionally, conditions were created for further evaluation of the behavior of two different basis used in the studied segment , the one consisted of Simple Graded Gravel - SGG and consisted of Hydraulic Macadam - HM.
Keywords: Pavimentação Asfáltica
Pavimento de Asfalto
Asphalt Pavement
Agregados Alternativos
Alternative Aggregates
Agregados Alternativos
Granulometria
Tamaño de Grano
Granulometry
Comportamento Mecanístico
Mechanistic Behavior
Comportamiento Mecanicista
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geotécnica
Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3778
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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