Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37795
Title: Elicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais.
Other Titles: Elicitation of requirements for greater engagement of autistic users in educational games.
???metadata.dc.creator???: CADENA, Rafael de Paula.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOURA, José Antão Beltrão.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Everton Leandro Galdino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Elicitação de Requisitos de Software;Ludificação;Autismo;Jogos Educacionais - Usuários Autistas;Software Requirements Elicitation;Ludification;Autism;Educational Games - Autistic Users
Issue Date: 21-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CADENA, Rafael de Paula. Elicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais. 2019. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A utilização de softwares na gamificação do acompanhamento psicoeducacional de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) esbarra na difícil missão de criar um software capaz de atingir objetivos terapêuticos e, simultaneamente, obter o interesse do usuário autista. A dificuldade de socialização do autista dificulta a aplicação dos métodos tradicionais de elicitação de requisitos. Portanto, para melhor desenvolver um software voltado a este público, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a adequação das metodologias tradicionais de elicitação de requisitos de software, adicionando sugestões baseadas na experiência clínica de profissionais da saúde, para apontar técnica(s) - existente(s) ou suas combinações - que possibilitem mais facilmente a captação dos interesses e motivações de crianças autistas para a criação de aplicativos de software para estas crianças.
Abstract: The use of software in the gamification of psycho-educational support for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) faces the difficult task of creating software capable of achieving therapeutic goals and simultaneously securing the autistic user interest. The difficulty of autistic socialization challenges the use of traditional methods of software requirements elicitation. Therefore, in order to better develop software aimed at this audience, this Course Conclusion Work analyzes the adequacy of traditional methods of elicitation, adding suggestions based on the clinical experience of health professionals, to point technique(s) - existing ones or their combinations - that may more easily enable the capture of interests and motivations of autistic children for the creation of applications having them as target audience.
Keywords: Elicitação de Requisitos de Software
Ludificação
Autismo
Jogos Educacionais - Usuários Autistas
Software Requirements Elicitation
Ludification
Autism
Educational Games - Autistic Users
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37795
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL DE PAULA CADENA-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2019).pdf533.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.