Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCADENA, R. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, José Antão Beltrão.-
dc.contributor.advisor1IDMOURA, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572375884177951pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Everton Leandro Galdino.-
dc.contributor.referee1IDALVES, E. L. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2793969744497453pt_BR
dc.contributor.referee2MASSONI, Tiago Lima.-
dc.contributor.referee2IDMASSONI, T. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3563923906851611pt_BR
dc.description.resumoA utilização de softwares na gamificação do acompanhamento psicoeducacional de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) esbarra na difícil missão de criar um software capaz de atingir objetivos terapêuticos e, simultaneamente, obter o interesse do usuário autista. A dificuldade de socialização do autista dificulta a aplicação dos métodos tradicionais de elicitação de requisitos. Portanto, para melhor desenvolver um software voltado a este público, este Trabalho de Conclusão de Curso analisa a adequação das metodologias tradicionais de elicitação de requisitos de software, adicionando sugestões baseadas na experiência clínica de profissionais da saúde, para apontar técnica(s) - existente(s) ou suas combinações - que possibilitem mais facilmente a captação dos interesses e motivações de crianças autistas para a criação de aplicativos de software para estas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleElicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais.pt_BR
dc.date.issued2019-06-21-
dc.description.abstractThe use of software in the gamification of psycho-educational support for children with Autism Spectrum Disorder (ASD) faces the difficult task of creating software capable of achieving therapeutic goals and simultaneously securing the autistic user interest. The difficulty of autistic socialization challenges the use of traditional methods of software requirements elicitation. Therefore, in order to better develop software aimed at this audience, this Course Conclusion Work analyzes the adequacy of traditional methods of elicitation, adding suggestions based on the clinical experience of health professionals, to point technique(s) - existing ones or their combinations - that may more easily enable the capture of interests and motivations of autistic children for the creation of applications having them as target audience.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37795-
dc.date.accessioned2024-09-18T12:26:16Z-
dc.date.available2024-09-18-
dc.date.available2024-09-18T12:26:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectElicitação de Requisitos de Softwarept_BR
dc.subjectLudificaçãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectJogos Educacionais - Usuários Autistaspt_BR
dc.subjectSoftware Requirements Elicitationpt_BR
dc.subjectLudificationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectEducational Games - Autistic Userspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCADENA, Rafael de Paula.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElicitation of requirements for greater engagement of autistic users in educational games.pt_BR
dc.identifier.citationCADENA, Rafael de Paula. Elicitação de requisitos para maior engajamento de usuários autistas em jogos educacionais. 2019. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAEL DE PAULA CADENA-ARTIGO-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2019).pdf533.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.