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Title: Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização
Other Titles: Trails of popular education: the youth settled on the paths of the mowing and self-organization
???metadata.dc.creator???: SILVA, Emmanuel Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Severino Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Melânia Mendonça.
Keywords: Assentamentos (Campos Novos, São Luiz e Padre Assis);Comissão Pastoral da Terra;Juventude Assentada;Educação Popular;Asentamientos (Campos Novos, São Luís e Padre de Assis);Comisión Pastoral de la Tierra;Juventud asentada;Educación Popular
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Emmanuel Barbosa da. Trilhas da educação popular: a juventude assentada nos caminhos do roçado e na auto-organização. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação de mestrado vincula-se à Linha de Pesquisa <História da Educação, Gestão e Políticas Educacionais= do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande, e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores(as) e Práticas Pedagógicas (NUPEFORP). O estudo tem como objeto de investigação a contribuição da Educação Popular na Formação da Juventude dos Assentamentos de Sossego, na Paraíba. O interesse em pesquisar acerca dessa problemática justifica-se pela prática que tenho como educador popular na Comissão Pastoral da Terra – CPT. A pesquisa em questão tem como objetivo geral analisar a contribuição da Educação Popular na formação da juventude assentada para o fortalecimento da identidade vinculada à luta pela terra no município de Sossego, na Paraíba, dialogam com os princípios da Educação Popular e da Educação do Campo; e, especificamente: refletir sobre a luta pela terra como constituidora da identidade social da juventude assentada; identificar quais as finalidades sociais e formativas do trabalho de Educação Popular realizado com a juventude assentada; identificar, a partir da visão da juventude assentada, a contribuição do trabalho educativo para sua auto-organização. Quanto ao caminho metodológico, a pesquisa participante, numa abordagem do Materialismo Histórico-dialético, orientou nossa fundamentação teórica e os caminhos de produção e análise dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos entre jovens dos assentamentos (Campos Novos, São Luís, Padre Assis), camponeses assentados e educadores da Comissão Pastoral da Terra. Como instrumento de produção de dados, utilizamos a metodologia da triangulação que se constituiu de: a) estudo exploratório, para levantamento de dados secundários e da produção acadêmica acerca da temática; b) análise documental: material produzido pela entidade formadora; c) Entrevista semiestruturadas, para compreendermos a concepção de educação e as finalidades educativas da entidade; e d) rodas de conversa com os jovens assentados para identificar sua visão sobre a contribuição do processo formativo. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, na perspectiva da análise temática proposta por Bardin (1977). O estudo evidenciou a influência da Educação Popular no incentivo ao senso crítico dos jovens nos processos de escolarização, a importância desse processo educativo para as novas gerações favorece aos jovens um sentimento de pertencimento a uma classe, que luta pela terra e pela agroecologia. Pertencem a um lugar de visibilidade de suas vozes, de seus fazeres com e na terra; na participação e nas proposições de seus projetos de vida, entendendo a organização enquanto uma estratégia necessária para assegurar este pertencimento e sua permanência na terra.
???metadata.dc.description.resumen???: Esta disertación de maestría está vinculada a la Línea de Investigación <Historia de la Educación, Gestión y Políticas Educativas= del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Campina Grande, y al Centro de Estudios e Investigaciones en Educación Rural, Formación de Profesores y Prácticas Pedagógicos (NUPEFORP). La pregunta orientadora de este estudio fue comprender e entender cuál fue la contribución de la Educación Popular en la Formación de Jóvenes en los Asentamientos del municipio de Sossego, localizados en el Estado de Paraíba, Brasil. El interés por responder esa pregunta se nasce, a partir de mi vivencia como educador popular en la Comisión Pastoral de la Tierra – CPT. De esta manera, el objetivo general del estudio fue analizar la contribución de la Educación Popular en la formación de los jóvenes asentados en el fortalecimiento de la identidad vinculada a la lucha por la tierra en el municipio de Sossego, en Paraíba, en diálogo con los principios de la Educación Popular y Educación del Campo, teniendo como objetivos específicos: a) reflexionar sobre la lucha por la tierra como elemento constituyente de la identidad social de la juventud asentada; b) identificar los fines sociales y formativos del trabajo de Educación Popular realizado con la juventud asentada y c) identificar, desde la perspectiva de la juventud asentada, el aporte del trabajo educativo a su autoorganización. En cuanto al camino metodológico, se adoptó la investigación participativa, en una aproximación al Materialismo Histórico-dialéctico que guiaron nuestra fundamentación teórica, los caminos de producción y análisis de datos. Los sujetos de la investigación fueron seleccionados entre jóvenes de los asentamientos (Campos Novos, São Luís, Padre Assis); campesinos asentados y educadores de la Comisión Pastoral de la Tierra. Como instrumento de producción de datos se utilizó la metodología de triangulación que consistió en: a) estudio exploratorio, para recolectar datos secundarios y producción académica sobre el tema; b) análisis documental (material elaborado por la entidad formadora); c) Entrevistas semiestructuradas, para comprender la concepción de la educación y los fines educativos que tiene la entidad y d) círculos de conversación con jóvenes colonos para identificar su visión sobre el aporte del proceso de formación. Para analizar los datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido, desde la perspectiva del análisis temático propuesta por Bardin (1977). El estudio revelo la influencia de la Educación Popular en el fomento del pensamiento crítico de los jóvenes en el proceso de escolarización; la importancia del proceso educativo para las nuevas generaciones de los jóvenes y el desarrollo de un sentimiento de pertenencia a una clase que lucha por la tierra y la agroecología. A demás de eso, evidenció, la expresión de perteneciente a un lugar de visibilidad de sus voces, de sus acciones con y sobre la tierra; la participación y en las propuestas de sus proyectos de vida, entendiendo la organización como una estrategia necesaria para asegurar esa pertenencia y su permanencia en la tierra.
Keywords: Assentamentos (Campos Novos, São Luiz e Padre Assis)
Comissão Pastoral da Terra
Juventude Assentada
Educação Popular
Asentamientos (Campos Novos, São Luís e Padre de Assis)
Comisión Pastoral de la Tierra
Juventud asentada
Educación Popular
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37802
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