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Title: Análise de plataformas de apoio ao ensino à distância no ensino superior: tratamento dos dados dos usuários.
Other Titles: Analysis of platforms supporting distance learning in higher education: processing of user data.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Larissa Gabriela Amorim da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GARCIA, Francilene Procópio.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Wilkerson de Lucena.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Plataformas Digitais;Dados dos usuários;Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);Digital Platforms;User Data;General Personal Data Protection Law (LGPD)
Issue Date: 30-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Larissa Gabriela Amorim da. Análise de plataformas de apoio ao ensino à distância no ensino superior: tratamento dos dados dos usuários. 2022. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37820
???metadata.dc.description.resumo???: Todas as áreas de atividades precisaram se adaptar por causa do distanciamento social provocado pelo novo coronavírus. O ensino à distância (EaD) foi a principal alternativa para estudantes e professores durante a quarentena. Para que o ensino não presencial ocorresse de forma estruturada e eficiente, o uso de plataformas digitais de apoio ao ensino não presencial e EaD foi essencial. EAD e ensino não presencial são modalidades distintas, com características em comum. O ensino não presencial diz respeito às atividades de ensino mediadas por tecnologias e orientadas pelos princípios da educação presencial, enquanto o EaD, que também utiliza as plataformas digitais, tem seu formato próprio de ensino-aprendizagem. Diante da pandemia, houve um aumento dos usuários nas plataformas digitais, e, consequentemente, a coleta de dados pelas mesmas foi intensificada. É importante ressaltar que o fornecimento, tratamento e armazenamento dos dados pessoais dos usuários precisam estar alinhados com a legislação a fim de coibir o uso indiscriminado dos dados coletados. Nesse sentido, o presente artigo aborda a temática do uso dos dados pelas plataformas digitais utilizadas no ensino superior durante a pandemia. A pesquisa tem como objetivo analisar as plataformas Google Classroom, Zoom Cloud Meeting, Microsoft Teams e Slack para saber como as mesmas tratam os dados dos usuários. A conhecida Lei Geral de Proteção de Dados (Brasil, 2018), cuja sigla é LGPD, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados. A metodologia parte da pesquisa das políticas de privacidade das plataformas. Desta forma, os resultados esperados atendem a dois propósitos: por um lado, contribuir para que o usuário saiba como são usados e armazenados os seus dados; por outro lado sinalizar recomendações para os usuários das plataformas.
Abstract: All areas of activity had to adapt due to the social distancing caused by the novel coronavirus. Distance learning (EaD) was the main alternative for stu-dents and teachers during the quarantine. In order for non-face-to-face teaching to occur in a structured and efficient manner, the use of digital platforms to support non-face-to-face teaching and EaD was essential. EAD and non-face-to-face teaching are distinct modalities, with common characteristics. Non-face-to-face teaching refers to teaching activities mediated by technologies and guided by the principles of face-to-face education, while EaD, which also uses digital platforms, has its own teaching-learning format. In the face of the pandemic, there was an increase in users on digital platforms, and, consequently, the collection of data by them was intensified. It is important to emphasize that the provision, processing, and storage of users' personal data must be aligned with the legislation in order to prevent the indiscriminate use of the data collected. In this sense, this article addresses the issue of the use of data by digital platforms used in higher education during the pandemic. The research aims to analyze the Google Classroom, Zoom Cloud Meeting, Microsoft Teams and Slack platforms to find out how they handle user data. The well-known General Data Protection Law (Brazil, 2018), whose acronym is LGPD, establishes rules on data collection, storage, processing and sharing. The methodology is based on research into the platforms' privacy policies. Thus, the expected results serve two purposes: on the one hand, to help users understand how their data is used and stored; on the other hand, to signal recommendations for platform users.
Keywords: Plataformas Digitais
Dados dos usuários
Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Digital Platforms
User Data
General Personal Data Protection Law (LGPD)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37820
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