Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como vem sendo construído nas escolas o conceito de África, haja vista que quando nos referimos ao continente, os alunos e a sociedade em si atribuem ao lugar aspectos de cunho negativo, desconsiderando a história política, social, cultural e ideológica construída pelos negros africanos, antes mesmo da sua vinda às terras brasileiras. Possivelmente, a ausência da história da África ou a maneira como vem sendo abordada na sala de aula tem reforçado a questão do preconceito racial presente na sociedade brasileira e no cotidiano escolar. Desta forma, é importante enfatizar que o papel das Políticas de Ações Afirmativas nas escolas e na sociedade, torna-se primordial, uma vez que é a partir dela que se pretende chegar a tão sonhada democracia racial, onde a igualdade racial, social e educacional seja um direito de todos os cidadãos independentemente da sua raça, cor ou etnia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleA idéia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:25:23Z-
dc.date.available2024-09-19-
dc.date.available2024-09-19T23:25:23Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectIdeia de Áfricapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectHistória da África - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectPolíticas de ações afirmativaspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - educaçãopt_BR
dc.subjectIdea of ​​Africapt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectHistory of Africa - elementary educationpt_BR
dc.subjectAffirmative action policiespt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culture - educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSIMÕES, Herline de Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe idea of ​​Africa, racism and affirmative action policy in schools.pt_BR
dc.identifier.citationSIMÕES, Herline de Pontes. A ideia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37862pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IDÉIA DE ÁFRICA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdfA idéia de África, o racismo e a política de ação afirmativa nas escolas. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008.85.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.