Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865
Title: A utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos.
Other Titles: The use of playful elements in teaching History for youth and adult education.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Suzana Rebeca da Silva.
Keywords: Ensino de História - recursos lúdicos;Educação lúdica - ensino de história;Lúdico - ensino de História;Ludicidade - ensino de História;Educação de Jovens e Adultos - ensino de História;History Teaching - recreational resources;Playful education - history teaching;Playful - history teaching;Playfulness - history teaching;Youth and Adult Education - history teaching
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Suzana Rebeca da Silva. A utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865
???metadata.dc.description.resumo???: Os alunos que procuram o programa de Educação de Jovens e Adultos para retomar os estudos ou iniciar a escolarização o fazem por diversos motivos que estão ligados tanto ao seu desenvolvimento cognitivo (aprender a ler e escrever), quanto a interesses externos (carteira de estudante, ócio, etc.). Entretanto, muitos jovens e adultos relatam outras conquistas alcançadas: “avaliam que ganharam autoconfiança, que não têm mais vergonha de falar, que passaram a entender melhor as coisas.” (SESC EDUCAÇÃO: 34). Nesse sentido, os Estudos da Sociedade e da Natureza - proposta curricular do MEC para o primeiro segmento - e a História para o segundo segmento 3 proporcionam ferramentas capazes de contribuir para que o aluno possa desenvolver o espírito investigativo e o debate de idéias. Em nossa experiência como professora para o primeiro segmento da EJA, contudo, encontramos dificuldade em refletir sobre as mudanças que ocorreram na sociedade ao longo da História por três motivos básicos: a) eram alunos de zona rural e sentiam necessidade de um trabalho mais concreto, menos abstrativo; b) muitos deles trabalhavam durante todo o dia no plantio da cana e se sentiam sonolentos à noite, no horário da aula; c) boa parte estava na escola para aprender a ler e escrever e por isso não se interessava quando percebia que a aula era mais de “História” que de “Português”. Destarte, encontramos no elemento lúdico uma forma de “chamar a atenção” dos alunos para os assuntos referentes à História e, ao mesmo tempo, levá-los à reflexão. Neste ponto, encontramos outro entrave por parte dos discentes. Huizinga (1993: 10) afirma que “[...] para o indivíduo adulto e responsável, o jogo é uma função que facilmente poderia ser dispensada”. Assim sendo, quando propúnhamos atividades menos <sérias=, muitos se recusavam a participar porque não sentiam como se pudessem aprender daquela maneira. E embora nós argumentássemos em favor da atividade, na prática, esses alunos achavam uma “perda de tempo”. Muitos pediam para fazer outra atividade, enquanto os demais alunos “brincavam”, criavam, conversavam. Pretendemos aqui analisar a importância do elemento lúdico na Educação de Jovens e Adultos, aplicando-o em especial ao ensino da História.
Keywords: Ensino de História - recursos lúdicos
Educação lúdica - ensino de história
Lúdico - ensino de História
Ludicidade - ensino de História
Educação de Jovens e Adultos - ensino de História
History Teaching - recreational resources
Playful education - history teaching
Playful - history teaching
Playfulness - history teaching
Youth and Adult Education - history teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS LÚDICOS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdfA utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008.94.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.