Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs alunos que procuram o programa de Educação de Jovens e Adultos para retomar os estudos ou iniciar a escolarização o fazem por diversos motivos que estão ligados tanto ao seu desenvolvimento cognitivo (aprender a ler e escrever), quanto a interesses externos (carteira de estudante, ócio, etc.). Entretanto, muitos jovens e adultos relatam outras conquistas alcançadas: “avaliam que ganharam autoconfiança, que não têm mais vergonha de falar, que passaram a entender melhor as coisas.” (SESC EDUCAÇÃO: 34). Nesse sentido, os Estudos da Sociedade e da Natureza - proposta curricular do MEC para o primeiro segmento - e a História para o segundo segmento 3 proporcionam ferramentas capazes de contribuir para que o aluno possa desenvolver o espírito investigativo e o debate de idéias. Em nossa experiência como professora para o primeiro segmento da EJA, contudo, encontramos dificuldade em refletir sobre as mudanças que ocorreram na sociedade ao longo da História por três motivos básicos: a) eram alunos de zona rural e sentiam necessidade de um trabalho mais concreto, menos abstrativo; b) muitos deles trabalhavam durante todo o dia no plantio da cana e se sentiam sonolentos à noite, no horário da aula; c) boa parte estava na escola para aprender a ler e escrever e por isso não se interessava quando percebia que a aula era mais de “História” que de “Português”. Destarte, encontramos no elemento lúdico uma forma de “chamar a atenção” dos alunos para os assuntos referentes à História e, ao mesmo tempo, levá-los à reflexão. Neste ponto, encontramos outro entrave por parte dos discentes. Huizinga (1993: 10) afirma que “[...] para o indivíduo adulto e responsável, o jogo é uma função que facilmente poderia ser dispensada”. Assim sendo, quando propúnhamos atividades menos <sérias=, muitos se recusavam a participar porque não sentiam como se pudessem aprender daquela maneira. E embora nós argumentássemos em favor da atividade, na prática, esses alunos achavam uma “perda de tempo”. Muitos pediam para fazer outra atividade, enquanto os demais alunos “brincavam”, criavam, conversavam. Pretendemos aqui analisar a importância do elemento lúdico na Educação de Jovens e Adultos, aplicando-o em especial ao ensino da História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleA utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:42:31Z-
dc.date.available2024-09-19-
dc.date.available2024-09-19T23:42:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de História - recursos lúdicospt_BR
dc.subjectEducação lúdica - ensino de históriapt_BR
dc.subjectLúdico - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectLudicidade - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teaching - recreational resourcespt_BR
dc.subjectPlayful education - history teachingpt_BR
dc.subjectPlayful - history teachingpt_BR
dc.subjectPlayfulness - history teachingpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - history teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Suzana Rebeca da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of playful elements in teaching History for youth and adult education.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Suzana Rebeca da Silva. A utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37865pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS LÚDICOS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdfA utilização de elementos lúdicos no ensino da História para educação de jovens e adultos. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008.94.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.