Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
Title: Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido.
Other Titles: Historical culture and coexistence: contextualization of teaching and (re)signification of the semi-arid region.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Ana Elizabete Moreira de.
Keywords: Cultura histórica;Ensino de História;Convivência com o semiárido - educação;Cultura escolar;Historical culture;History teaching;Living with the semi-arid region - education;School culture
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Ana Elizabete Moreira de. Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta desse artigo é levantar uma breve discussão acerca dos temas: cultura histórica, cultura escolar e convivência com o Semi-Árido. Pretendemos, no primeiro momento, problematizar a emergência do debate em torno das concepções de cultura histórica, no sentido de apreender a sua contribuição para a ampliação dos horizontes dos estudiosos. A referida discussão possibilitará pensar o ensino e a cultura escolar 3 segunda parte do artigo 3 como construtora de um novo paradigma para a pesquisa histórica. Neste sentido, as concepções de Chervel e Dominique Julia serão importantes para mostrar que a escola engloba vários saberes e torna-se lugar de produção de conhecimentos pertinentes. E, a partir daí, demonstraremos como a educação para a convivência com o Semi-Árido é uma prática social e histórica que explicita novos caminhos paradigmáticos podendo contribuir para mudanças significativas no ensino de um modo geral.
Keywords: Cultura histórica
Ensino de História
Convivência com o semiárido - educação
Cultura escolar
Historical culture
History teaching
Living with the semi-arid region - education
School culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CULTURA HISTÓRICA E CONVIVÊNCIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdfCultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008123.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.