Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA proposta desse artigo é levantar uma breve discussão acerca dos temas: cultura histórica, cultura escolar e convivência com o Semi-Árido. Pretendemos, no primeiro momento, problematizar a emergência do debate em torno das concepções de cultura histórica, no sentido de apreender a sua contribuição para a ampliação dos horizontes dos estudiosos. A referida discussão possibilitará pensar o ensino e a cultura escolar 3 segunda parte do artigo 3 como construtora de um novo paradigma para a pesquisa histórica. Neste sentido, as concepções de Chervel e Dominique Julia serão importantes para mostrar que a escola engloba vários saberes e torna-se lugar de produção de conhecimentos pertinentes. E, a partir daí, demonstraremos como a educação para a convivência com o Semi-Árido é uma prática social e histórica que explicita novos caminhos paradigmáticos podendo contribuir para mudanças significativas no ensino de um modo geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleCultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:53:30Z-
dc.date.available2024-09-19-
dc.date.available2024-09-19T23:53:30Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCultura históricapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiárido - educaçãopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectHistorical culturept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectLiving with the semi-arid region - educationpt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Ana Elizabete Moreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical culture and coexistence: contextualization of teaching and (re)signification of the semi-arid region.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Ana Elizabete Moreira de. Cultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37868pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CULTURA HISTÓRICA E CONVIVÊNCIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdfCultura histórica e convivência: contextualização do ensino e (re)significação do semi-árido. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008123.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.