Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste estudo discute sobre o ensino de história no ensino médio, fazendo articulação entre a forma como esta disciplina é trabalhada no ambiente escolar e a importância da construção da cidadania, dos alunos e alunas desta modalidade de ensino. Procuramos identificar se a prática educativa do professor contribui, no cotidiano da sala de aula, para a percepção de cidadania entre seus educandos. Nos referenciamos teoricamente, nos trabalhos desenvolvidos por Bittencourt, Certeau, Fonseca, Freire, Santos e Oliveira, e como procedimento metodológico, utilizamos a história oral, como meio investigativo para elaboração da pesquisa histórica no contexto educacional, a partir da perspectiva de Alberti, Amado e Ferreira. Recorremos aos documentos orais por considerá-los importantes para o estudo proposto. Na análise investigativa, os resultados apontaram que, mediante os problemas apresentados no ensino da história no ensino médio, o posicionamento crítico dos membros da comunidade de aprendizagem, diante do que vivenciam no cotidiano escolar, é significativo para sua percepção da escola, do ensino e para sua constituição da noção de cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleAspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869-
dc.date.accessioned2024-09-19T23:54:13Z-
dc.date.available2024-09-19-
dc.date.available2024-09-19T23:54:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCidadania e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino médio - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.subjectDocumentos oraispt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCitizenship and teaching historypt_BR
dc.subjectHigh school - teaching historypt_BR
dc.subjectEducational practicept_BR
dc.subjectOral documentspt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Wagner Tavares da.-
dc.creatorALEIXO, Ramon Alcântara.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAspects of the construction of citizenship in history teaching: a look at high school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Wagner Tavares da; ALEIXO, Ramon Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Aspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37869pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 03: Prática Pedagógica no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASPECTOS DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST3 2008.pdfAspectos da construção da cidadania no ensino de história: um olhar sobre o ensino médio. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST3 2008.172.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.