Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882
Title: As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula.
Other Titles: Cartoons and cartoons as non-institutional languages ​​in everyday classroom life.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
Keywords: Charges;Ensino de História;Linguagem visual - ensino de História;Iconografias humorísticas - ensino de História;Recurso didático - charges;Recurso didático - cartoons;Cartoons;History Teaching;Visual language - History teaching;Humorous iconography - History teaching;Teaching resource - cartoons
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista que convivemos no cotidiano social com uma diversidade de linguagens visuais como: outdoor, quadrinhos, charges e cartoons. No entanto em relação aos aspectos metodológicos, como também enquanto texto visual, a escola ainda não faz uso desse potencial. Assim, diante da constatação da ausência efetiva destas linguagens, no cotidiano da sala de aula, nos propusemos a identificar as modalidades de uso das iconografias humorísticas, no ensino da história. O objetivo foi apresentar as potencialidades metodológicas deste recurso, no processo ensino aprendizagem, dando visualidade através de temáticas históricas e sociais, potencializadas pelos cronistas dos traços. Obtivemos resultados que vieram enriquecer os processos de re(leitura), quando o educador através do cômico, da ironia e da sátira evidenciou a contribuição e validade, destes textos ao serem apropriados a partir da discursividade e intertextualidade inerente as mesmas.
Keywords: Charges
Ensino de História
Linguagem visual - ensino de História
Iconografias humorísticas - ensino de História
Recurso didático - charges
Recurso didático - cartoons
Cartoons
History Teaching
Visual language - History teaching
Humorous iconography - History teaching
Teaching resource - cartoons
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS CHARGES E CARTOONS COMO LINGUAGENS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfAs charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008.217.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.