Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoTendo em vista que convivemos no cotidiano social com uma diversidade de linguagens visuais como: outdoor, quadrinhos, charges e cartoons. No entanto em relação aos aspectos metodológicos, como também enquanto texto visual, a escola ainda não faz uso desse potencial. Assim, diante da constatação da ausência efetiva destas linguagens, no cotidiano da sala de aula, nos propusemos a identificar as modalidades de uso das iconografias humorísticas, no ensino da história. O objetivo foi apresentar as potencialidades metodológicas deste recurso, no processo ensino aprendizagem, dando visualidade através de temáticas históricas e sociais, potencializadas pelos cronistas dos traços. Obtivemos resultados que vieram enriquecer os processos de re(leitura), quando o educador através do cômico, da ironia e da sátira evidenciou a contribuição e validade, destes textos ao serem apropriados a partir da discursividade e intertextualidade inerente as mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleAs charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882-
dc.date.accessioned2024-09-20T17:56:59Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T17:56:59Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectChargespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLinguagem visual - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectIconografias humorísticas - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectRecurso didático - chargespt_BR
dc.subjectRecurso didático - cartoonspt_BR
dc.subjectCartoonspt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectVisual language - History teachingpt_BR
dc.subjectHumorous iconography - History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching resource - cartoonspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Lindaci Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCartoons and cartoons as non-institutional languages ​​in everyday classroom life.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Lindaci Gomes de. As charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37882pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS CHARGES E CARTOONS COMO LINGUAGENS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfAs charges e cartoons como linguagens não institucionais no cotidiano da sala de aula. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008.217.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.