Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887
Title: Educação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história.
Other Titles: Historical education and new languages: cartoons in the history teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: VENANCIO, Anderson Feliciano.
CONCEIÇÃO, Maria Telvira da.
Keywords: Educação histórica;Ensino-aprendizagem de História;Linguagens visuais - ensino de História;Desenhos animados - ensino de História;Iconografia - ensino de História;History education;History teaching and learning;Visual languages ​​- History teaching;Cartoons - History teaching;Iconography - History teaching
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VENANCIO, Anderson Feliciano; CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. Educação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887
???metadata.dc.description.resumo???: A busca de novos caminhos para tornar a aprendizagem mais agradável e eficiente, em particular no ensino de História, acena-nos a trabalhar com novas linguagens. Várias linguagens poderiam ser utilizadas, todavia elegemos os desenhos animados, como alternativa para ampliar o diálogo entre o ensino de História e as metodologias que atualmente compõe o repertório das possibilidades de construção da história e do seu ensino. Toma-se como referencia para analise a organização do sistema do ensino escolar e os objetivos curriculares da disciplina história enquanto mediadora de conhecimento relacionando com as metodologias utilizadas atualmente para a pratica de ensino a partir do impacto da introdução dos Meios de Comunicação em Massa no âmbito escolar, explorado numa perspectiva de educação histórica Esse trabalho, ainda em fase inicial de seu desenvolvimento, tem como locus de estudo a Escola da rede publica de Ensino Fundamental Dom Quintino no Município de Crato/Ce. O estudo foi realizado no semestre 2008.1 com professores e alunos do 8ª ano do ensino fundamental. A metodológica de abordagem foi à utilização dos desenhos animados como instrumento didático metodológico nas aulas de história, trabalhado em forma de oficina. O que nos possibilitou refletir acerca do cotidiano Escolar em relação aos Meios de Comunicação em Massa e as novas linguagens de ensino, em particular no ensino de História. E sua incorporação como objeto de preocupação posta no processo de revisão da ciência História iniciado na primeira metade do século XX e do ensino de História a partir da década de 80.
Keywords: Educação histórica
Ensino-aprendizagem de História
Linguagens visuais - ensino de História
Desenhos animados - ensino de História
Iconografia - ensino de História
History education
History teaching and learning
Visual languages ​​- History teaching
Cartoons - History teaching
Iconography - History teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E NOVAS LINGUAGENS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfEducação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história. - Anais XIII Encontro Est de História da ANPUHPB ST4 2008.75.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.