Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA busca de novos caminhos para tornar a aprendizagem mais agradável e eficiente, em particular no ensino de História, acena-nos a trabalhar com novas linguagens. Várias linguagens poderiam ser utilizadas, todavia elegemos os desenhos animados, como alternativa para ampliar o diálogo entre o ensino de História e as metodologias que atualmente compõe o repertório das possibilidades de construção da história e do seu ensino. Toma-se como referencia para analise a organização do sistema do ensino escolar e os objetivos curriculares da disciplina história enquanto mediadora de conhecimento relacionando com as metodologias utilizadas atualmente para a pratica de ensino a partir do impacto da introdução dos Meios de Comunicação em Massa no âmbito escolar, explorado numa perspectiva de educação histórica Esse trabalho, ainda em fase inicial de seu desenvolvimento, tem como locus de estudo a Escola da rede publica de Ensino Fundamental Dom Quintino no Município de Crato/Ce. O estudo foi realizado no semestre 2008.1 com professores e alunos do 8ª ano do ensino fundamental. A metodológica de abordagem foi à utilização dos desenhos animados como instrumento didático metodológico nas aulas de história, trabalhado em forma de oficina. O que nos possibilitou refletir acerca do cotidiano Escolar em relação aos Meios de Comunicação em Massa e as novas linguagens de ensino, em particular no ensino de História. E sua incorporação como objeto de preocupação posta no processo de revisão da ciência História iniciado na primeira metade do século XX e do ensino de História a partir da década de 80.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleEducação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887-
dc.date.accessioned2024-09-20T21:10:47Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T21:10:47Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Históriapt_BR
dc.subjectLinguagens visuais - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectDesenhos animados - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectIconografia - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory educationpt_BR
dc.subjectHistory teaching and learningpt_BR
dc.subjectVisual languages ​​- History teachingpt_BR
dc.subjectCartoons - History teachingpt_BR
dc.subjectIconography - History teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVENANCIO, Anderson Feliciano.-
dc.creatorCONCEIÇÃO, Maria Telvira da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistorical education and new languages: cartoons in the history teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationVENANCIO, Anderson Feliciano; CONCEIÇÃO, Maria Telvira da. Educação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37887pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO HISTÓRICA E NOVAS LINGUAGENS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfEducação histórica e novas linguagens: os desenhos animados no processo de ensino-aprendizagem de história. - Anais XIII Encontro Est de História da ANPUHPB ST4 2008.75.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.