Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA disciplina de história 3 e de forma abrangente, o saber histórico 3, desde sua consolidação como componente curricular, vem sofrendo uma espécie de <perseguição= por parte do Estado, sempre preocupado com a maneira com que o conhecimento histórico é transmitido e absorvido pela sociedade. Isso porque o ensino de história sempre foi apresentado como construtor de identidades e propagador de ideologias. Sendo assim, o Estado procurou manipular o ensino de história, através de decretos e leis, em sua legitimação. Soma-se a isso, a impertinência de alguns professores de história, que contribuem em sala de aula para os fins estatais. Portanto, torna-se imprescindível que os professores tomem consciência desse problema e libertem-se dessa repressão, que muitas vezes se encontra implícita nos PCNs. Esse texto tem, portanto, como objetivo tecer algumas considerações acerca do conhecimento histórico para além da regulamentação, na sua prática da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleHistória e poder político: perspectivas para o ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888-
dc.date.accessioned2024-09-20T21:15:18Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T21:15:18Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPoder políticopt_BR
dc.subjectHistória políticapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - PCNpt_BR
dc.subjectSaber históricopt_BR
dc.subjectPerseguição do Estado - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectPolitical powerpt_BR
dc.subjectPolitical historypt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameters - PCNpt_BR
dc.subjectHistorical knowledgept_BR
dc.subjectState persecution - teaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorHIPÓLITO, Paulo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHistory and political power: perspectives for teaching history.pt_BR
dc.identifier.citationHIPÓLITO, Paulo. História e poder político: perspectivas para o ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37888pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA E PODER POLÍTICO - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfHistória e poder político: perspectivas para o ensino de história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008.145.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.