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Title: O cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute história.
Other Titles: Cordel, black people and school: popular culture goes to the classroom and discusses history.
???metadata.dc.creator???: MESQUITA, Giselly Soares de.
Keywords: Ensino de História;Literatura de cordel;Cordel;Hélvia Callou - Abolição sem libertação;Negro - literatura de cordel;Teaching History;Cordel Literature;Hélvia Callou - Abolition without liberation;Black - Cordel Literature
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MESQUITA, Giselly Soares de. O cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37889
???metadata.dc.description.resumo???: Veículo de fabuloso fomento à identidade regional, o cordel tem nas camadas populares seus mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizado e cultuado como a verdadeira e autêntica literatura nordestina. A Literatura de cordel pode ser um importante instrumento pedagógico na Educação Básica, em especial, nas aulas de História, abrindo a possibilidade de se levar, de forma lúdica, questões como preconceito, racismo e identidade. O presente estudo trata de uma análise dos textos Abolição sem libertação, de Hélvia Callou, e A revolta dos pretos, de Manoel Monteiro. Esses dois textos fomentam a discussão sobre a história dos negros contada na escola, via historiografia oficial, e a história narrada através da memória e do imaginário dos excluídos. Para a concretização deste trabalho, utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica, principalmente em livros que tratam da área de cultura popular, educação e linguagens. Procurou-se, ainda, contextualizar a literatura de cordel no espaço da sala de aula, dedicando atenção às novas tendências didáticas para o ensino de História e às orientações e/ou sugestões de estudiosos de como devem ser esses novos procedimentos. Nos cordéis analisados, o negro vai aparecer como ser social que traz consigo traços de opressão, mas que se faz visível e não mais aceitando a condição de subjugação a que estava ligado, levando o aluno a refletir sobre a História que lhes foi contada oficialmente e aquela que é narrada pelo sujeito narrador do cordel. O objetivo, enfim, é proporcionar uma nova forma de apresentar as versões de um momento da história brasileira que, ainda suscita polêmica e temor, mas que pode colaborar para (des)construir a imagem negativa do negro que ainda existe no imaginário social. Enfim, apresentamos uma possibilidade de estratégia de ensino para uma aula de história que promova a discussão e a reflexão a partir dos textos cordelianos.
Keywords: Ensino de História
Literatura de cordel
Cordel
Hélvia Callou - Abolição sem libertação
Negro - literatura de cordel
Teaching History
Cordel Literature
Hélvia Callou - Abolition without liberation
Black - Cordel Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37889
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