Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37889
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoVeículo de fabuloso fomento à identidade regional, o cordel tem nas camadas populares seus mais constantes e fiéis consumidores, sendo através dos tempos valorizado e cultuado como a verdadeira e autêntica literatura nordestina. A Literatura de cordel pode ser um importante instrumento pedagógico na Educação Básica, em especial, nas aulas de História, abrindo a possibilidade de se levar, de forma lúdica, questões como preconceito, racismo e identidade. O presente estudo trata de uma análise dos textos Abolição sem libertação, de Hélvia Callou, e A revolta dos pretos, de Manoel Monteiro. Esses dois textos fomentam a discussão sobre a história dos negros contada na escola, via historiografia oficial, e a história narrada através da memória e do imaginário dos excluídos. Para a concretização deste trabalho, utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica, principalmente em livros que tratam da área de cultura popular, educação e linguagens. Procurou-se, ainda, contextualizar a literatura de cordel no espaço da sala de aula, dedicando atenção às novas tendências didáticas para o ensino de História e às orientações e/ou sugestões de estudiosos de como devem ser esses novos procedimentos. Nos cordéis analisados, o negro vai aparecer como ser social que traz consigo traços de opressão, mas que se faz visível e não mais aceitando a condição de subjugação a que estava ligado, levando o aluno a refletir sobre a História que lhes foi contada oficialmente e aquela que é narrada pelo sujeito narrador do cordel. O objetivo, enfim, é proporcionar uma nova forma de apresentar as versões de um momento da história brasileira que, ainda suscita polêmica e temor, mas que pode colaborar para (des)construir a imagem negativa do negro que ainda existe no imaginário social. Enfim, apresentamos uma possibilidade de estratégia de ensino para uma aula de história que promova a discussão e a reflexão a partir dos textos cordelianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleO cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute história.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37889-
dc.date.accessioned2024-09-20T21:24:31Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T21:24:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectHélvia Callou - Abolição sem libertaçãopt_BR
dc.subjectNegro - literatura de cordelpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCordel Literaturept_BR
dc.subjectHélvia Callou - Abolition without liberationpt_BR
dc.subjectBlack - Cordel Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMESQUITA, Giselly Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCordel, black people and school: popular culture goes to the classroom and discusses history.pt_BR
dc.identifier.citationMESQUITA, Giselly Soares de. O cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37889pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CORDEL, O NEGRO E A ESCOLA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfO cordel, o negro e a escola: a cultura popular vai para a sala e discute história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008.121.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.