Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA JUNIOR, L. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173674261833599pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTENEGRO, Rosilene Dias.-
dc.contributor.advisor1IDMONTENEGRO, Rosilene Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133743224166765pt_BR
dc.contributor.referee1APOLINÁRIO , Juciene Ricarte.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO , Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee3SILVA , Edson Hely.-
dc.contributor.referee4BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.description.resumoA cidade de Alhandra ficou conhecida como sendo a “cidade jurema”. Esta fama se deve principalmente porque na cidade era forte a realização do culto da jurema, e muitos moradores do município ficaram conhecidos como famosos mestres juremeiros, os quais eram responsáveis pelo ritual de cura do corpo, da alma e de qualquer infortúnio que as pessoas passassem, por intermédio da jurema. Esta árvore seria possuidora de espíritos mágicos que desciam a terra por intermédio dos mestres para resolver os problemas dos viventes. Os locais de realização destes rituais em Alhandra eram conhecidos como cidades da jurema. Na década de 1970 foram mapeados 10 cidades da jurema no município. Contudo, desde o final dos anos de 1970 se percebe um crescente silenciamento da jurema na cidade, que passa a ser rejeitada. Desse modo, a pesquisa se desenvolveu na busca por entender o processo histórico mais recente que provocou esta rachadura no culto à jurema, fazendo com que os alhandrenses não mais quisessem serem percebidos com a identidade de juremeiros e/ou catimbozeiros. Entendendo a religião como um sistema de símbolos culturalmente construídos pelas sociedades, a pesquisa se valeu dos conhecimentos teóricos da História Antropológica, e o fôlego maior deste estudo são as memórias dos moradores de Alhandra que narraram suas experiências religiosas, de modo que, estes relatos dão vida e beleza a esta pesquisa. Alhandra, então, passa na atualidade por um conflito identitário, afinal, ela é a “cidade de jurema” ou a “cidade de Jesus Cristo”?pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA jurema, o culto e a missa: disputas pela identidade religiosa em Alhandra-PB (1980-2010).pt_BR
dc.date.issued2011-03-30-
dc.description.abstractThe city of Alhandra became known as the "city jurema", this fame is mainly because in the city was strong the cult of jurema, and many inhabitants of the municipality became known as famous teachers juremeiros, which were responsible for ritual of healing the body, soul and any misfortune that people would, through the jurema, this tree would be licensed in spirits magicians that flowed down to earth through the teachers to solve the problems of the living. Places of achievement of these rituals in Alhandra were known as cities of jurema, in the 1970s, were mapped 10 cities of jurema in the municipality. However since the end of 1970 shows a growing silencing of jurema in the city, which is to be rejected. The search develops in the search to understand the historical process more recent which caused a discontinuity in the worship of jurema, making the alhandrenses not more than willing be perceived identity juremeiros and/or catimbozeiros. Understanding the religion as a system of symbols culturally constructed by the companies, research is theoretical knowledge valley of History Anthropological, but the main source of the present study are the memories of the inhabitants of Alhandra they narrate their religious experience. Alhandra then is nowadays has identity conflict. Alhandra, after all is the "city of jurema" or "city of Jesus Christ"?pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3788-
dc.date.accessioned2019-05-14T10:07:52Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2019-05-14T10:07:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectExperiências Religiosaspt_BR
dc.subjectJuremapt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectEvangélicospt_BR
dc.subjectCatólicospt_BR
dc.subjectReligious Experiencespt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectEvangelicalspt_BR
dc.subjectCatholicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA JUNIOR, Luiz Francisco da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe jurema, the cult and the mass: disputes for religious identity in Alhandra-PB (1980-2010).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, L. F. da. A jurema, o culto e a missa: disputas pela identidade religiosa em Alhandra-PB (1980-2010). 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ FRANCISCO DA SILVA JUNIOR - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2011.pdfLuiz Francisco da Silva Junior - Dissertação PPGH CH 2011 3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.