Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37894
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEscolhemos iniciar este texto falando, de maneira sucinta, sobre a maneira como a África foi representada ao longo do tempo por uma área específica do conhecimento 3 a cartografia 3 para podermos iniciar nossa reflexão sobre as maneiras como a África é representada hoje por uma outra área do conhecimento, tão reveladora quanto a cartografia da imagem que nossa sociedade cultiva da África, e provavelmente mais influente que aquela: o cinema. Em que “termos” é a África “descrita” nas recentes produções que de algum modo falam sobre ela? De que respaldo dispõe os alunos para criticar essas informações? Como usar esses filmes de maneira produtiva no processo de modificação dos discursos estereotipados acerca da África? Partindo do pressuposto de que <o cinema é um testemunho da sociedade que o produziu e, portanto, uma fonte documental para a ciência histórica por excelência= , relacionando-o ao trabalho de pesquisa que temos desenvolvido sobre História africana no Leitorado Antiguo - Grupo de Ensino e Extensão em História Antiga, da Faculdade Formação de Professores de Nazaré da Mata, Universidade de Pernambuco, e observando a expressiva produção recente de filmes comerciais que apresentam de algum modo a África em seus enredos, resolvemos problematizar essa questão. África, os africanos e seus descendentes são constantemente alvo de representações estereotipadas. Foi com muita luta que os movimentos sociais que lutam pelo fim do preconceito racial e exclusão social sofridos pelos negros em nosso país, em larga medida decorrentes daqueles estereótipos, conseguiram, em janeiro de 2003, a promulgação da Lei 10.639, que prevê a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas brasileiras, o que seria uma medida efetiva de combate aos problemas citados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleRepresentações da África no cinema contemporâneo como ferramenta possível no ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37894-
dc.date.accessioned2024-09-20T21:49:13Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T21:49:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCinema e ensino e Históriapt_BR
dc.subjectRepresentações da África - cinema contemporâneopt_BR
dc.subjectÁfrica - representações no cinema contemporâneopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de História africanapt_BR
dc.subjectCinema and teaching and Historypt_BR
dc.subjectRepresentations of Africa - contemporary cinemapt_BR
dc.subjectAfrica - representations in contemporary cinemapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Marcos José de.-
dc.creatorSOUZA NETO, José Maria Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRepresentations of Africa in contemporary cinema as a possible tool in teaching history.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Marcos José de; SOUZA NETO, José Maria Gomes de. Representações da África no cinema contemporâneo como ferramenta possível no ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37894pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA NO CINEMA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfRepresentações da África no cinema contemporâneo como ferramenta possível no ensino de história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008142.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.