Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895
Title: O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história.
Other Titles: Improvisational theater as an educational practice in history teaching.
???metadata.dc.creator???: MOURA, Assis Souza de.
Keywords: Teatro de improviso;Ensino de História;Diversidade étnico-racial;Teatro e ensino de História;Lei 645/2008;Improvisational theater;History teaching;Ethnic-racial diversity;Theater and history teaching;Law 645/2008
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Assis Souza de. O teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, nascido no campo da experiência docente, é resultado de uma teorização possível sobre a importância didático-pedagógica do Teatro de Improviso no cotidiano escolar, inovando a prática de ensino pela perspectiva histórico-crítica. Pelos aspectos de análise que assumimos neste trabalho, o Teatro de Improviso - dentro das <novas= linguagens - é compreendido como metodologia de ensino adjetivada como <simples=, <aplicável= e <eficaz=, adequando-se, facilmente, aos programas das diversas disciplinas escolares. Com a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica (Lei n.º 11. 645/2008), o Teatro de Improviso, rompendo com a fragmentação disciplinar <comum=, é indicado como promotor de uma transversalidade necessária e configura-se como estratégia experimental para a superação das desigualdades étnico-raciais na escola, cujo objetivo principal é o de promover o reconhecimento e a valorização da diversidade humana como elemento fundante de relações inter-pessoais harmoniosas e de respeito incondicional ao outro, ao diferente.
Keywords: Teatro de improviso
Ensino de História
Diversidade étnico-racial
Teatro e ensino de História
Lei 645/2008
Improvisational theater
History teaching
Ethnic-racial diversity
Theater and history teaching
Law 645/2008
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37895
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O TEATRO DE IMPROVISO COMO PRÁTICA EDUCATIVA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008.pdfO teatro de improviso como prática educativa no ensino de história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008.108.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.