Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897
Title: (Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série.
Other Titles: (Re)reading iconographic representations: the invisibility of black people in 7th grade history textbooks.
???metadata.dc.creator???: LUIZ, Janailson Macêdo.
SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
Keywords: Iconografia;Representações iconográficas;Negros - livro didático de História;Livro didático de História;Invisibilidade - negros - livros didáticos;Ensino de História - livro didático;Iconography;Iconographic representations;Black people - History textbook;History textbook;Invisibility - black people - textbooks;History teaching - textbook
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUIZ, Janailson Macêdo; SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. (Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações iconográficas sobre os negros expostas em livros didáticos de História utilizados como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina na 7a série do ensino fundamental em uma escola pública, entre os anos de 2002 e 2007. O estudo objetivou também identificar a recorrência de representações iconográficas sobre as populações negras nos livros didáticos (1) de História, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras, analisar que concepções sobre este segmento são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas. Foram escolhidos para a análise os LDs de História da 7ª série (2) adotadas entre 2002 e 2007 pelo corpo docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro (Premen), localizada no município de Campina Grande - PB. Por outro lado, foi escolhido como objeto o LD de História, material que cumpre um papel específico no processo de ensino/aprendizagem e se constitui em um recurso amplamente utilizado pelo professor de História. No cotidiano escolar, o LD desempenha um papel significativo na formação cultural dos alunos-leitores. O LD em muitos casos vem se mostrando como um dos meios de propagação de valores depreciativos que interferem nas formulações culturais dos indivíduos, sobretudo no que tange às culturas oriundas de grupos estigmatizados na sociedade, como é o caso dos negros.
Keywords: Iconografia
Representações iconográficas
Negros - livro didático de História
Livro didático de História
Invisibilidade - negros - livros didáticos
Ensino de História - livro didático
Iconography
Iconographic representations
Black people - History textbook
History textbook
Invisibility - black people - textbooks
History teaching - textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(RE)LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdf(Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008203.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.