Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações iconográficas sobre os negros expostas em livros didáticos de História utilizados como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina na 7a série do ensino fundamental em uma escola pública, entre os anos de 2002 e 2007. O estudo objetivou também identificar a recorrência de representações iconográficas sobre as populações negras nos livros didáticos (1) de História, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras, analisar que concepções sobre este segmento são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas. Foram escolhidos para a análise os LDs de História da 7ª série (2) adotadas entre 2002 e 2007 pelo corpo docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro (Premen), localizada no município de Campina Grande - PB. Por outro lado, foi escolhido como objeto o LD de História, material que cumpre um papel específico no processo de ensino/aprendizagem e se constitui em um recurso amplamente utilizado pelo professor de História. No cotidiano escolar, o LD desempenha um papel significativo na formação cultural dos alunos-leitores. O LD em muitos casos vem se mostrando como um dos meios de propagação de valores depreciativos que interferem nas formulações culturais dos indivíduos, sobretudo no que tange às culturas oriundas de grupos estigmatizados na sociedade, como é o caso dos negros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.title(Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897-
dc.date.accessioned2024-09-20T22:28:52Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T22:28:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectRepresentações iconográficaspt_BR
dc.subjectNegros - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectInvisibilidade - negros - livros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de História - livro didáticopt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectIconographic representationspt_BR
dc.subjectBlack people - History textbookpt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectInvisibility - black people - textbookspt_BR
dc.subjectHistory teaching - textbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUIZ, Janailson Macêdo.-
dc.creatorSOUZA, Maria Lindaci Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative(Re)reading iconographic representations: the invisibility of black people in 7th grade history textbooks.pt_BR
dc.identifier.citationLUIZ, Janailson Macêdo; SOUZA, Maria Lindaci Gomes de. (Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37897pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(RE)LEITURA DAS REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdf(Re)leitura das representações iconográficas: a invisibilidade dos negros nos livros didáticos de história da 7ª série. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008203.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.