Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37902
Title: Cinema e cultura histórica: o Nordeste no filme Acanga.
Other Titles: Cinema and historical culture: the Northeast in the film Acanga.
???metadata.dc.creator???: LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino.
Keywords: Filme Acanga;Cinema e cultura histórica;Cultura histórica - cinema;Imagem como fonte histórica;Cinema e História;Nordeste brasileiro - representação filme Acanga;Acanga - filme;Análise cinematográfica - História;Imagem cinematográfica;Acanga film;Cinema and historical culture;Historical culture - cinema;Image as a historical source;Cinema and History;Brazilian Northeast - Acanga film representation;Acanga - film;Cinema analysis - History;Cinema image
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIANZA, Rossana de Sousa Sorrentino. Cinema e cultura histórica: o Nordeste no filme Acanga. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37902
???metadata.dc.description.resumo???: A Canga, curta-metragem dirigido por Marcus Vilar, produzido em 2001, adaptado do livro homônomo, de Waldemar Solha, que também participou do roteiro, constitui-se em objeto de estudo, por permitir uma leitura das tradições cinematográficas que cristalizam certas imagens representativas do Nordeste. Imagens essas, construídas pelos discursos e pelas práticas, em meio a conflitos ideológicos- culturais, entre diferentes grupos sociais, pela homogeneização das diversidades histórico- culturais dessa região segundo seus interesses específicos. O filme A Canga será trabalhado a partir da perspectiva de que as imagens cinematográficas formuladas sobre o Nordeste, sendo ou não oriundas de autores nordestinos, contribuem para a constituição da cultura histórica sobre a região. Consideramos, também, que as imagens cinematográficas nos permitem tanto reconhecer a universalidade dos valores humanos que veiculam, ampliando nossa compreensão de elementos mitológicos universais, quanto simultaneamente, compreender especificidades e tradições locais. Contribuem, desse modo, para a construção de padrões de identidade e para expressar e reforçar o sentimento gregário das comunidades.
Keywords: Filme Acanga
Cinema e cultura histórica
Cultura histórica - cinema
Imagem como fonte histórica
Cinema e História
Nordeste brasileiro - representação filme Acanga
Acanga - filme
Análise cinematográfica - História
Imagem cinematográfica
Acanga film
Cinema and historical culture
Historical culture - cinema
Image as a historical source
Cinema and History
Brazilian Northeast - Acanga film representation
Acanga - film
Cinema analysis - History
Cinema image
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37902
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINEMA E CULTURA HISTÓRICA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdfCinema e cultura histórica: o Nordeste no filme Acanga. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008.142.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.