Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907
Title: Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão.
Other Titles: Image and imaginary in children's literature. Its power of liberation or imprisonment.
???metadata.dc.creator???: ROSA, Angélica de Paula Gonçalves.
Keywords: Literatura infanto-juvenil;Crianã;Escola e literatura infanto-juvenil;Racismo e literatura infanto-juvenil;Educação étnico-racial - escola;Educação infantil;Children's literature;Children;School and children's literature;Racism and children's literature;Ethnic-racial education - school;Early childhood education
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROSA, Angélica de Paula Gonçalves. Imagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo tem como objetivo maior levar-nos a repensar o papel da escola e do uso que ela faz da literatura infantil sendo ela uma fonte de afirmação da identidade. Nesse mundo contemporâneo onde muito se fala em diversidade cultural, mas que nas nossas escolas as características culturais da diversidade não esta sendo levado a sério, valorizado, nem se quer falado. Mostrar que muitos livros de literatura infantil trás consigo visões de mundo que consciente ou inconsciente trás expressões de cunho racista que inferioriza a população negra e trás imagens negativas que infelizmente foram construídas pela população européia, que criou a ideia de inferiorização dessa população, essa ideia está presente até os dias atuais com algumas variações nas telenovelas nos outddors, nas propagandas, nos livros didáticos, na mídia, na escola e na convivência social das pessoas que tem de forma imbuída essa construção deturpada que intensifica as desigualdades sociais entre brancos e negros. Veremos como o professor deve se portar diante da questão racial tendo como foco principal o uso da literatura, especificamente fazendo uma análise das imagens que se apresentam para as nossas crianças nas literaturas mais arcaicas e as atuais. Primeiro gostaria de lembrar que as nossas escolas, pouco ou quase nada se trabalham com literaturas, pouco incentivam as crianças nesse mundo mágico da leitura, e quando o fazem se utilizam de meios e de livros que não tratem da pluralidade cultural. Deixando os alunos que pertencem a uma determinada cultura, que não seja a da cultura dominante em situação de inferioridade.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Crianã
Escola e literatura infanto-juvenil
Racismo e literatura infanto-juvenil
Educação étnico-racial - escola
Educação infantil
Children's literature
Children
School and children's literature
Racism and children's literature
Ethnic-racial education - school
Early childhood education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37907
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGEM E IMAGINÁRIO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdfImagem e imaginário na literatura infanto-juvenil. Seu poder de libertação ou de prisão. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 200884.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.