Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910
Title: O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”.
Other Titles: The use of music as a new language in the history teaching-learning process: a critical analysis of the projection of the subject in the song “construction”.
???metadata.dc.creator???: ALEIXO, Ramon de Alcântara.
SILVA, Wagner Tavares da.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Música e ensino de História;Linguagem musical e ensino de História;Novas linguagens - ensino de História;História e música
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALEIXO, Ramon de Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. O uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: Novas linguagens no ensino de História. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo procuramos discutir a inserção das novas linguagens no processo de ensino e escrita de história do ensino médio, como contribuição diante das atuais perspectivas disseminadas no âmbito da História da Educação, objetivando, assim, despertar o interesse de alunos e alunas para o ensino-aprendizagem da disciplina de história. Nosso objetivo é mostrar, referendados nos estudos de Bittencourt e Cainelli, como a relação entre ensino de História e música pode contribuir para uma maior sistematização e elaboração de conceitos difundidos por esta disciplina. Nosso estudo se centra em uma pesquisa de cunho bibliográfico e semiótico, onde através da análise da canção <Construção= de Chico Buarque, podemos observar as condições sócio-trabalhistas a que os sujeitos sociais estavam relegados na década de 1970. Os resultados nos permitem constatar que a música como linguagem educativa pode contribuir para despertar a criticidade dos alunos, permitindo dessa forma, no processo de construção da cidadania, fazendo-os reconhecerem-se como sujeitos históricos envolvidos na construção da identidade nacional.
Keywords: Música e ensino de História
Linguagem musical e ensino de História
Novas linguagens - ensino de História
História e música
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37910
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: Novas Linguagens no Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DA MÚSICA COMO NOVA LINGUAGEM - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST4 2008 (1).pdfO uso da música como nova linguagem no processo de ensino-aprendizagem de história: uma análise crítica sobre a projeção do sujeito na canção “construção”. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST4 2008.105.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.