Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA História pode se beneficiar com alguns adendos da modernidade à sua didática, ao seu ensino, à sua pesquisa. Tecnologias como a realidade virtual têm sido empregadas há certo tempo, em diversas localidades do mundo. Museus virtuais, reconstrução de ambientes históricos, de faces de nossos antepassados ou de animais já extintos podem ser virtualizadas (colocadas no ambiente virtual do computador) de modo a proporcionar novas formas de interação extremamente intuitivas. É uma forma de mergulhar, o pesquisador, o estudante em ambiente s com os quais jamais teria perspectivas de interagir, visto que são ambientes do passado (como tornar-se um escravo e verificar os meios de imposição do senhor de Engenho, ou até mesmo, preparar uma feijoada na Senzala), o que foi dito anteriormente é apenas um exemplo simplório, porém inúmeras outras, e mais profundas, contribuições da "virtualização" serão descritas ao longo do artigo, como a de estar em ambientes distantes, e de que forma podem dinamizar a educação e a pesquisa em História. Além disso, outras soluções tecnológicas serão abordadas para mostrar as opções dispostas por engenheiros, cientistas da computação, entre outros, que podem ser trazidas para o nosso contexto de historiadores. Face à análise das tecnologias, no artigo poderá ser visualizada uma solução para a incorporação gradual de alguns conceitos ao curso de Graduação em História da UFCG. Agregando-se estudos de necessidades de grupos de pesquisa, tornou-se possível obter um resultado satisfatório, e realmente útil à nossa comunidade científica. Assim, também se propõe metodologias de ensino e pesquisa que possam ser adotadas para pleno aproveitamento das tecnologias selecionadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleRenovahistória: a tecnologia aliada à história.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911-
dc.date.accessioned2024-09-20T23:00:43Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T23:00:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTecnologia e Históriapt_BR
dc.subjectDigitalização do conhecimentopt_BR
dc.subjectHistória e ambientes virtuaispt_BR
dc.subjectAmbientes virtuaispt_BR
dc.subjectCultura digital e Históriapt_BR
dc.subjectHistoriadores e tecnologias digitaispt_BR
dc.subjectVirtualização da Históriapt_BR
dc.subjectPesquisa em História - tecnologiaspt_BR
dc.subjectTechnology and Historypt_BR
dc.subjectDigitalization of knowledgept_BR
dc.subjectHistory and virtual environmentspt_BR
dc.subjectVirtual environmentspt_BR
dc.subjectDigital culture and Historypt_BR
dc.subjectHistorians and digital technologiespt_BR
dc.subjectVirtualization of Historypt_BR
dc.subjectResearch in History - technologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Nádia D. de-
dc.creatorARAÚJO, Thiago de F. O.-
dc.creatorMELO, Débora D. de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRenovahistoria: technology combined with history.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Nádia D. de; ARAÚJO, Thiago de F. O; MELO, Débora D. de. Renovahistória: a tecnologia aliada à história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 05: História e Imagens: fontes visuais na pesquisa e ensino de história. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37911pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 05: História e Imagens: Fontes Visuais na Pesquisa e Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENOVAHISTÓRIA A TECNOLOGIA ALIADA À HISTÓRIA - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST5 2008.pdfRenovahistória: a tecnologia aliada à história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST5 2008320.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.