Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37930
Title: A evasão estudantil no Curso de Ciência da Computação da UFCG.
Other Titles: Student dropout in the Computer Science Course at UFCG.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Matheus Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MASSONI, Tiago Lima.
Keywords: Evasão Universitária;Vulnerabilidade Social;Sistema de Cotas;IFES;Ciência da Computação – UFCG;College Dropout;Social Vulnerability;Quota System;Computer Science – UFCG
Issue Date: 6-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Matheus Silva. A evasão estudantil no Curso de Ciência da Computação da UFCG. 2022. 12 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37930
???metadata.dc.description.resumo???: O número de alunos matriculados em instituições de ensino superior cresceu substancialmente nos últimos anos, notadamente devido a ações de ampliação de acesso, sobretudo para estudantes formados em escolas públicas e em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Entretanto, apenas garantir o ingresso não é suficiente para estudantes nessas condições. É preciso que se garanta que esses discentes irão concluir sua formação de maneira adequada. Mesmo com programas de assistência estudantil e o esforço das coordenações de ensino para evitar a evasão de discentes, esta ainda é alta e suas causas ainda são em grande medida ignoradas. Nesse contexto, este trabalho se propõe a apresentar um panorama da situação de evasão dos discentes do curso de Ciência da Computação da UFCG, considerando fatores demográficos, através de uma abordagem quantitativa. Busca-se entender se há correlações entre esses fatores e a evasão de alunos do curso.
Abstract: The number of students enrolled in higher education institutions has grown substantially in recent years, notably due to actions to expand access, especially for students who graduated from public schools and in conditions of socioeconomic vulnerability. However, simply guaranteeing admission is not enough for students in these conditions. It is necessary to ensure that these students will complete their education adequately. Even with student assistance programs and the efforts of education coordinators to prevent student dropout, this rate is still high and its causes are still largely ignored. In this context, this paper aims to present an overview of the dropout situation of students in the Computer Science course at UFCG, considering demographic factors, through a quantitative approach. The aim is to understand whether there are correlations between these factors and student dropout rates in the course.
Keywords: Evasão Universitária
Vulnerabilidade Social
Sistema de Cotas
IFES
Ciência da Computação – UFCG
College Dropout
Social Vulnerability
Quota System
Computer Science – UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37930
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS SILVA ARAÚJO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2022).pdf696.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.