Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo assinalar a relação entre a ideia de educação escolarizada como chave para a construção da nacionalidade brasileira, bem como, para a solução dos problemas do país, arraigada na transição do Império para o período republicano, com a implantação de uma nova organização do ensino no Brasil, as escolas graduadas ou grupos escolares. O estudo compreende, pois, uma revisão das ideias educacionais de Manoel Bomfim, Benjamin Constant e Rui Barbosa, articulando-as com o resultado de investigações científicas sobre a implantação dos grupos escolares no Brasil. É importante especificar que no Brasil, a implantação dos grupos escolares ocorre concomitantemente à disseminação do ideário de educação escolarizada como redentora da humanidade. Desse modo, eis a pertinência e relevância deste texto em identificar a relação entre esse ideário e a implantação dos grupos escolares. Ainda é valido destacar que a organização deste texto é decorrente à produção investigativa desenvolvida no interior da disciplina Educação Brasileira, do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Além disso, este estudo integra parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em desenvolvimento, junto ao PPGE/CE/UFPB, voltada ao estudo de um grupo escolar da Paraíba, qual seja o antigo Solon de Lucena da cidade de Campina Grande.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleO ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937-
dc.date.accessioned2024-09-23T19:04:14Z-
dc.date.available2024-09-23-
dc.date.available2024-09-23T19:04:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Paraíbapt_BR
dc.subjectGrupos escolares - Históriapt_BR
dc.subjectHistória dos grupos escolares - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectManoel Bomfim - Educação brasileirapt_BR
dc.subjectBenjamin Constant - Educação brasileirapt_BR
dc.subjectRui Barbosa - Educação brasileirapt_BR
dc.subjectHistory of Education - Paraíbapt_BR
dc.subjectSchool groups - Historypt_BR
dc.subjectHistory of school groups - Brazilpt_BR
dc.subjectBrazilian educationpt_BR
dc.subjectManoel Bomfim - Brazilian educationpt_BR
dc.subjectBenjamin Constant - Brazilian educationpt_BR
dc.subjectRui Barbosa - Brazilian educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Vivia de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe republican educational ideal and the implementation of school groups in Brazil: a reading.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Vivia de Melo. O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 06: As diversas faces da nação brasileira: sociedade e cultura (1822-1930)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O IDEÁRIO EDUCACIONAL REPUBLICANO - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2008.pdfO ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 200899.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.