Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937
Title: O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura.
Other Titles: The republican educational ideal and the implementation of school groups in Brazil: a reading.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vivia de Melo.
Keywords: História da Educação - Paraíba;Grupos escolares - História;História dos grupos escolares - Brasil;Educação brasileira;Manoel Bomfim - Educação brasileira;Benjamin Constant - Educação brasileira;Rui Barbosa - Educação brasileira;History of Education - Paraíba;School groups - History;History of school groups - Brazil;Brazilian education;Manoel Bomfim - Brazilian education;Benjamin Constant - Brazilian education;Rui Barbosa - Brazilian education
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Vivia de Melo. O ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como objetivo assinalar a relação entre a ideia de educação escolarizada como chave para a construção da nacionalidade brasileira, bem como, para a solução dos problemas do país, arraigada na transição do Império para o período republicano, com a implantação de uma nova organização do ensino no Brasil, as escolas graduadas ou grupos escolares. O estudo compreende, pois, uma revisão das ideias educacionais de Manoel Bomfim, Benjamin Constant e Rui Barbosa, articulando-as com o resultado de investigações científicas sobre a implantação dos grupos escolares no Brasil. É importante especificar que no Brasil, a implantação dos grupos escolares ocorre concomitantemente à disseminação do ideário de educação escolarizada como redentora da humanidade. Desse modo, eis a pertinência e relevância deste texto em identificar a relação entre esse ideário e a implantação dos grupos escolares. Ainda é valido destacar que a organização deste texto é decorrente à produção investigativa desenvolvida no interior da disciplina Educação Brasileira, do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Além disso, este estudo integra parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em desenvolvimento, junto ao PPGE/CE/UFPB, voltada ao estudo de um grupo escolar da Paraíba, qual seja o antigo Solon de Lucena da cidade de Campina Grande.
Keywords: História da Educação - Paraíba
Grupos escolares - História
História dos grupos escolares - Brasil
Educação brasileira
Manoel Bomfim - Educação brasileira
Benjamin Constant - Educação brasileira
Rui Barbosa - Educação brasileira
History of Education - Paraíba
School groups - History
History of school groups - Brazil
Brazilian education
Manoel Bomfim - Brazilian education
Benjamin Constant - Brazilian education
Rui Barbosa - Brazilian education
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37937
Appears in Collections:Simpósio Temático 06: As diversas faces da nação brasileira: sociedade e cultura (1822-1930)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O IDEÁRIO EDUCACIONAL REPUBLICANO - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2008.pdfO ideário educacional republicano e a implantação dos grupos escolares no Brasil: uma leitura. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 200899.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.