Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA composição da História, como disciplina escolar no Brasil, ocorreu na primeira metade do século XIX, período em que vários projetos educacionais foram discutidos, com o intuito de uma melhor estruturação do sistema de ensino, e, nesse processo, a importância dos compêndios para a efetivação desse aprendizado começou a ser debatida. Existia o interesse de formar uma elite dirigente e, ao mesmo tempo, moldar a massa populacional, estabelecendo mecanismos de controle, pois o intuito era ordenar, civilizar e instruir, isto é, assegurar a ordem e propagar a almejada civilização eram condições essenciais para se manter o status quo. Para Mattos (1990, p.259), “instruir ‘todas as classes’ era, pois, a possibilidade de estabelecer o primado da Razão, superando a ‘barbárie’ e a desordem das ruas.” Havia, nesse processo, a crença no poder do impresso, na sua capacidade de instrução em proveito de um projeto político. Nesse sentido, os primeiros livros didáticos utilizados no Brasil, no século XIX, vieram da Europa, especialmente da França, onde foram produzidos com o objetivo de sistematizar e controlar o ensino e a aprendizagem dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleOrdenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939-
dc.date.accessioned2024-09-23T19:19:06Z-
dc.date.available2024-09-23-
dc.date.available2024-09-23T19:19:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Brasil oitocentistapt_BR
dc.subjectSaber escolar - Brasil oitocentistapt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Brasil oitocentistapt_BR
dc.subjectInstrução - Brasil oitocentistapt_BR
dc.subjectHistória do ensino de História - Brasilpt_BR
dc.subjectModelo educacional francês - Brasil oitocentistapt_BR
dc.subjectEnsino de História no Brasil - historiografiapt_BR
dc.subjectTextbooks - 19th century Brazilpt_BR
dc.subjectSchool knowledge - 19th century Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Education - 19th century Brazilpt_BR
dc.subjectInstruction - 19th century Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of History teaching - Brazilpt_BR
dc.subjectFrench educational model - 19th century Brazilpt_BR
dc.subjectHistory teaching in Brazil - historiographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARIANO, Nayana R. C.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrdering, civilizing and instructing: textbooks and the construction of school knowledge in nineteenth-century Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationMARIANO, Nayana R. C. Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 06: As diversas faces da nação brasileira: sociedade e cultura (1822-1930)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORDENAR, CIVILIZAR E INSTRUIR - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2008.pdfOrdenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2008125.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.