Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939
Title: Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista.
Other Titles: Ordering, civilizing and instructing: textbooks and the construction of school knowledge in nineteenth-century Brazil.
???metadata.dc.creator???: MARIANO, Nayana R. C.
Keywords: Livros didáticos - Brasil oitocentista;Saber escolar - Brasil oitocentista;História da Educação - Brasil oitocentista;Instrução - Brasil oitocentista;História do ensino de História - Brasil;Modelo educacional francês - Brasil oitocentista;Ensino de História no Brasil - historiografia;Textbooks - 19th century Brazil;School knowledge - 19th century Brazil;History of Education - 19th century Brazil;Instruction - 19th century Brazil;History of History teaching - Brazil;French educational model - 19th century Brazil;History teaching in Brazil - historiography
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARIANO, Nayana R. C. Ordenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 06: As Diversas Faces da Nação Brasileira: Sociedade e Cultura (1822-1930). 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939
???metadata.dc.description.resumo???: A composição da História, como disciplina escolar no Brasil, ocorreu na primeira metade do século XIX, período em que vários projetos educacionais foram discutidos, com o intuito de uma melhor estruturação do sistema de ensino, e, nesse processo, a importância dos compêndios para a efetivação desse aprendizado começou a ser debatida. Existia o interesse de formar uma elite dirigente e, ao mesmo tempo, moldar a massa populacional, estabelecendo mecanismos de controle, pois o intuito era ordenar, civilizar e instruir, isto é, assegurar a ordem e propagar a almejada civilização eram condições essenciais para se manter o status quo. Para Mattos (1990, p.259), “instruir ‘todas as classes’ era, pois, a possibilidade de estabelecer o primado da Razão, superando a ‘barbárie’ e a desordem das ruas.” Havia, nesse processo, a crença no poder do impresso, na sua capacidade de instrução em proveito de um projeto político. Nesse sentido, os primeiros livros didáticos utilizados no Brasil, no século XIX, vieram da Europa, especialmente da França, onde foram produzidos com o objetivo de sistematizar e controlar o ensino e a aprendizagem dos educandos.
Keywords: Livros didáticos - Brasil oitocentista
Saber escolar - Brasil oitocentista
História da Educação - Brasil oitocentista
Instrução - Brasil oitocentista
História do ensino de História - Brasil
Modelo educacional francês - Brasil oitocentista
Ensino de História no Brasil - historiografia
Textbooks - 19th century Brazil
School knowledge - 19th century Brazil
History of Education - 19th century Brazil
Instruction - 19th century Brazil
History of History teaching - Brazil
French educational model - 19th century Brazil
History teaching in Brazil - historiography
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37939
Appears in Collections:Simpósio Temático 06: As diversas faces da nação brasileira: sociedade e cultura (1822-1930)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORDENAR, CIVILIZAR E INSTRUIR - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST6 2008.pdfOrdenar, civilizar e instruir: os livros didáticos e a construção do saber escolar no Brasil Oitocentista. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST6 2008125.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.