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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | O baião Paraíba, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, desde seu lançamento em 1950, tem suscitado controvérsias em torno da imagem que associa o Estado e as mulheres nele nascidas à da “mulher-macho”. Analisando sua letra, é possível ver a canção como uma narrativa de retirante que, carregando sua dor, manda um abraço saudoso para a sua pequenina, criando aí uma situação ambígua entre a imagem da mulher amada e a da terra natal, a Paraíba, ambas, “mulheres-macho”- (re)afirmação de uma condição que se pretende visível em toda sua positividade, “sim senhor!” Importante se faz perceber que, embora os elementos constituintes desta ambiguidade já estivessem funcionando no jogo das operações discursivas há algum tempo, esta canção representa um momento de síntese destes elementos, provocando uma associação mais direta e explícita que, com o impacto da recepção, com os usos das imagens suscitadas pela música, engendrará ao longo do tempo outras tantas imagens, (re)alimentando e dando visibilidade a signos identitários, por sua vez constituídos e constituintes de lugares de gênero e de poder. Certamente, foi a ressonância da música de Gonzaga e Teixeira que inspirou o título e o tom do filme Parahyba Mulher Macho, dirigido pela cineasta Tizuka Yamazaki , produzido pelo CPC (Centro de Produção e Comunicação) em parceria com a Embrafilme, gravado em Recife(PE) e lançado nacionalmente em 1983. Considerado para a época, que era ainda de Ditadura Militar no Brasil, uma superprodução, representante da retomada do cinema brasileiro após longos anos de forte censura, o filme, assim como a música, traz à tona a memória dos acontecimentos de 1930 na Paraíba , mas o faz narrando a partir da vida de uma mulher considerada ousada para a sua época, a professora e escritora Anayde Beiriz. Mais uma vez “brinca-se” com a ambiguidade dos lugares de gênero e sua correlação com uma identidade construída para as mulheres da Paraíba, só que agora nomeando particularmente uma mulher, amalgamando a imagem dela à da região. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | No corpo da “mulher-macho”: imagens de gênero, sexualidade e história. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37948 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T22:00:48Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23 | - |
dc.date.available | 2024-09-23T22:00:48Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Mulher-macho - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Mulheres retirantes nordestinas | pt_BR |
dc.subject | Música e História | pt_BR |
dc.subject | Paraíba - baião - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira | pt_BR |
dc.subject | Baião - Paraíba - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira | pt_BR |
dc.subject | Anayde Beiriz | pt_BR |
dc.subject | Parahyba Mulher Macho - filme | pt_BR |
dc.subject | Filme - Parahyba Mulher Macho | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro - Parahyba Mulher Macho | pt_BR |
dc.subject | Tizuka Yamazaki - Parahyba Mulher Macho | pt_BR |
dc.subject | Paraíba - 1930 | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Sexuality | pt_BR |
dc.subject | Macho Woman - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Northeastern migrant women | pt_BR |
dc.subject | Music and History | pt_BR |
dc.subject | Paraíba - baião - Luiz Gonzaga and Humberto Teixeira | pt_BR |
dc.subject | Baião - Paraíba - Luiz Gonzaga and Humberto Teixeira | pt_BR |
dc.subject | Parahyba Macho Woman - film | pt_BR |
dc.subject | Film - Parahyba Macho Woman | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinema - Parahyba Macho Woman | pt_BR |
dc.subject | Tizuka Yamazaki - Parahyba Macho Woman | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ABRANTES, Alômia. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | In the body of the “macho woman”: images of gender, sexuality and history. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ABRANTES, Alômia. No corpo da “mulher-macho”: imagens de gênero, sexualidade e história. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 07: História, Historiografia, Corporalidade e Afetos. 13., 2008. Anais [...]. Guarabira - PB, 2008. ISBN: 978-85-8964-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37948 | pt_BR |
Appears in Collections: | Simpósio Temático 07: História, Historiografia, Corporalidade e Afetos |
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NO CORPO DA “MULHER-MACHO” - ANAIS XIII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST7 2008.pdf | No corpo da “mulher-macho”: imagens de gênero, sexualidade e história. - Anais XIII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST7 2008. | 118.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
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