Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38054
Title: Gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos na cidade de Pombal - PB: um estudo de caso.
Other Titles: Management of electronic waste in the city of Pombal - PB: a case study.
???metadata.dc.creator???: RESENDE, Delano Henriques Sá.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOBRINHO, Luiz Gualberto de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITE, José Cleidimário Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Elisângela Maria da.
Keywords: Resíduos sólidos;Oficina de celular;Gestão ambiental;Sustentabilidade;Consciência ambiental;Solid waste;Cell phone repair shop;Environmental management;Sustainability;Environmental awareness
Issue Date: 16-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RESENDE, Delano Henriques Sá. Gerenciamento dos resíduos eletroeletrônicos na cidade de Pombal - PB: um estudo de caso. 2024. 58 f. Dissertação ( Mestrado em Sistemas Agroindustriais ) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O celular é indispensável na sociedade atual, devido a sua multifuncionalidade, facilidade de uso, agilidade na comunicação e acesso à informação, o que faz desse equipamento, tornar-se um eletroeletrônico mais vendido ao longo dos últimos anos e que apresenta rápida obsolescência. Entretanto, com o tempo de uso, há a necessidade de manutenção e a substituição de itens, que geram resíduos sólidos, os quais devem ter destinação adequada em virtude de causar graves problemas ambientais e à saúde humana. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo elaborar um diagnóstico quanto ao acondicionamento, coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos gerados nas lojas de reparos de celulares na cidade de Pombal - PB. A metodologia da pesquisa baseou-se na aplicação de questionário a nove (09) proprietários de lojas de reparos de celulares, que se dispuseram a participar do estudo de forma voluntária. Dentre as principais informações obtidas, verificou-se que 56% dos entrevistados descartam os resíduos plásticos dos celulares no lixo comum e 22% devolvem as peças substituídas aos clientes. Quanto à destinação dos resíduos de baterias, observou-se que 56% dos empresários devolvem as baterias inservíveis aos clientes e 33% fazem recondicionamento. Quanto à disposição das telas trocadas, constatou-se que 45% dos proprietários as descartam no lixo comum e 22% as encaminham para reciclagem. Já a destinação da Placa de Circuito Impresso dos celulares quantificou-se que 44% as encaminham para reciclagem e 33% dos empresários as reutilizam em conserto de outros smartphones. Foi também identificado que 44% dos entrevistados informam que adotam medidas para mitigar os impactos gerados pelo estabelecimento, enquanto 56% não fazem ações para reduzir os impactos ambientais. Essa pesquisa também identificou a necessidade de divulgação dos Deveres e Direitos do lojista, do consumidor e do poder público na participação efetiva para o cumprimento da logística reversa dos resíduos sólidos conforme previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Abstract: Cell phones are indispensable in today's society, due to their multifunctionality, ease of use, agility in communication and access to information, which makes this equipment one of the best-selling electronic devices over the last few years and which presents rapid obsolescence. However, over time, there is a need for maintenance and replacement of items, which generate solid waste, which must be disposed of appropriately as they cause serious environmental and human health problems. In this context, the present study aimed to develop a diagnosis regarding the storage, collection, treatment and final disposal of solid waste generated in cell phone repair stores in the city of Pombal - PB. The research methodology was based on the application of a questionnaire to nine (09) cell phone repair store owners, who were willing to participate in the study voluntarily. Among the main information obtained, it was found that 56% of those interviewed discard plastic waste from cell phones in general trash and 22% return replaced parts to customers. Regarding the disposal of waste batteries, it was observed that 56% of entrepreneurs return unusable batteries to customers and 33% recondition them. Regarding the disposal of the replaced screens, it was found that 45% of owners discard them in the general trash and 22% send them for recycling. As for the destination of Printed Circuit Boards from cell phones, it was quantified that 44% send them for recycling and 33% of entrepreneurs reuse them to repair other smartphones. It was also identified that 44% of respondents report that they adopt measures to mitigate the impacts generated by the establishment, while 56% do not take actions to reduce environmental impacts. This research also identified the need to disclose the Duties and Rights of the store owner, consumer and public authorities in effective participation in complying with the reverse logistics of solid waste as provided for by the National Solid Waste Policy.
Keywords: Resíduos sólidos
Oficina de celular
Gestão ambiental
Sustentabilidade
Consciência ambiental
Solid waste
Cell phone repair shop
Environmental management
Sustainability
Environmental awareness
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38054
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DELANO HENRIQUES SA RESENDE- DISSERTAÇÃO PPGSA 2024.pdfDelano Henriques Sá Resende- Dissertação PPGSA 2024.850.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.