Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38057
Title: FUBBY: um sistema informativo e interativo para o planejamento acadêmico do aluno de Ciência da Computação na UFCG.
Other Titles: FUBBY: an informative and interactive system for academic planning of Computer Science students at UFCG.
???metadata.dc.creator???: MELO, Emannuelly Larissa Freitas de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MASSONI, Tiago Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Planejamento Acadêmico;Processamento de Linguagem Natural;Usabilidade;Machine Learning;Website;Academic Planning;Natural Language Processing
Issue Date: 15-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Emannuelly Larissa Freitas de. FUBBY: um sistema informativo e interativo para o planejamento acadêmico do aluno de Ciência da Computação na UFCG. 15 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Ao ingressar na universidade, muitos alunos desconhecem os múltiplos campos profissionais vinculados ao curso, as horas complementares que devem ser cumpridas e a relevância das disciplinas oferecidas. Atualmente, no Curso de Ciência da Computação da UFCG, mesmo que algumas dessas questões estejam dispostas em portais oficiais do curso e de ser possível alcançá-las por meio do diálogo, elas ainda não são apresentadas de forma simples e centralizada. Esse contexto é problemático por diversos motivos, dentre eles, a disparidade de conhecimento entre as pessoas, a facilidade de propagação de afirmações incorretas e o consequente mau planejamento curricular. A fim de contribuir com a diminuição desse cenário de déficit informacional, este trabalho propõe um sistema web que apresenta áreas profissionais de acordo com as disciplinas ofertadas no curso, que interage com o aluno para oferecer informações individuais sobre horas complementares e disciplinas optativas, bem como provê um ambiente colaborativo e saudável de comentários sobre as disciplinas. Os resultados do sistema em uso refletem uma elevada satisfação com a facilidade na execução das tarefas e com a proposta da aplicação, contudo, indicam que a comunicação com o usuário pode ser melhor estabelecida e que são desejadas mais funcionalidades no sistema.
Abstract: Upon entering university, many students are unaware of the multiple professional fields linked to their course, the complementary hours that must be completed, and the relevance of the subjects offered. Currently, in the Computer Science program at UFCG, even though some of these questions are available on the course's official portals and can be reached through dialogue, they are still not presented in a simple and centralized manner. This context is problematic for several reasons, among them the disparity in knowledge between individuals, the ease of spreading incorrect statements, and the consequent poor curriculum planning. To help mitigate this scenario of information deficit, this paper proposes a web system that presents professional areas according to the subjects offered in the course, interacts with students to provide individual information on complementary hours and elective subjects, and offers a collaborative and healthy environment for comments about the subjects. The system's results in use reflect high satisfaction with the ease of performing tasks and the application's intended purpose. However, they indicate that communication with the user can be better established and that additional features are desired in the system.
Keywords: Planejamento Acadêmico
Processamento de Linguagem Natural
Usabilidade
Machine Learning
Website
Academic Planning
Natural Language Processing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38057
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANNUELLY LARISSA FREITAS DE MELO-ARTIGO- CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-CEEI (2024).pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.