Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076
Title: Ensino Superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente.
Other Titles: Higher Education in Nursing and the Freirean conception of education: the use of technologies and teaching practice.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Esther Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Cícera Renata Diniz Vieira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NASCIMENTO , Maria Monica Paulino do.
Keywords: Tecnologias digital- Ensino de enfermagem;Enfermagem - Práticas de ensino;Experiência docente em enfermagem;Ensino superior no Brasil - Enfermagem;Educação - Concepção freiriana;Pandemia da COVID - 19 - Tecnologia no ensino;Digital technologies - Nursing education;Nursing - Teaching practices;Teaching experience in nursing;Higher education in Brazil - Nursing;Education - Freirian conception;COVID - 19 Pandemic - Technology in teaching
Issue Date: 9-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Esther Alves. Ensino superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. 2024. 92f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: Após as mudanças advindas da ascensão tecnológica, principalmente após a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que adaptar-se a uma nova era do ensino, o que constituiu um grande desafio para a prática docente. Objetivo: Este estudo buscou investigar a experiência docente acerca do uso de tecnologias digitais no ensino superior em enfermagem após a pandemia da covid-19 e discuti-lo à luz da concepção freiriana de educação. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo realizada com professores de uma universidade pública do alto sertão paraíbano. A análise foi dividida em duas etapas, caracterização da amostra e análise qualitativa. Para a primeira foi utilizada a estatística descritiva, já para a segunda foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Na fase de exploração do material utilizou-se o software Iramuteq para maior robustez da análise. Resultados: A amostra final foi composta por 12 participantes, a maioria do sexo feminino (92%), correspondendo a 46,15% dos professores da Unidade Acadêmica de Enfermagem. Todos os docentes afirmaram que fazem ou já fizeram uso de tecnologias digitais em sala de aula, 24% citaram o Google meet, 20% o Google forms, 17% o Kahoot, 12% o Whatsapp, 10% o Classroom, 5% o Youtube, e os jogos online, e apenas 2% o Mentimeter. Alguns professores referiram a experiência de adaptação como algo brusco e forçado, em virtude do momento pandêmico, referindo dificuldades, outros afirmaram ter tido uma melhor experiência devido aos cursos preparatórios sobre o tema. Considerações finais: As tecnologias digitais são importantes ferramentas de transformação para o cenário de ensino atual. Se utilizadas corretamente, tornariam possível modificar completamente o contexto da educação superior, potencializando a relação entre educador e educando, valorizando a autonomia do aluno, democratizando o acesso à informação e o aprendizado crítico.
Keywords: Tecnologias digital- Ensino de enfermagem
Enfermagem - Práticas de ensino
Experiência docente em enfermagem
Ensino superior no Brasil - Enfermagem
Educação - Concepção freiriana
Pandemia da COVID - 19 - Tecnologia no ensino
Digital technologies - Nursing education
Nursing - Teaching practices
Teaching experience in nursing
Higher education in Brazil - Nursing
Education - Freirian conception
COVID - 19 Pandemic - Technology in teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTHER ALVES FERNANDES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2024.pdfEsther Alves Fernandes. Monografia Enfermagem. CFP 2024.1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.