Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS, Fábio Jorge Almeida.
dc.contributor.advisor1IDMORAIS, F. J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987042606840444pt_BR
dc.contributor.referee1PIRES, Carlos Eduardo Santos.
dc.contributor.referee1IDPIRES, C. E. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4986021622366786pt_BR
dc.contributor.referee2BRASILEIRO, Francisco Vilar.
dc.contributor.referee2IDBRASILEIRO, F. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.description.resumoA capacidade de fornecer resultados de pesquisa personalizados e relevantes em um ambiente de e-commerce altamente competitivo é crucial para a satisfação do cliente e o sucesso das lojas online. Neste trabalho, exploramos um método para melhorar a experiência de pesquisa no e-commerce usando modelos de aprendizado profundo para personalizar as consultas do usuário e melhorar a relevância dos itens retornados. O modelo de aprendizado de máquina apresentado foi projetado como uma prova de conceito para avaliar sua capacidade de entender o contexto e a intenção por trás das consultas de pesquisa do usuário e adaptá-las de forma inteligente antes de serem submetidas ao mecanismo de pesquisa. O modelo reescreve a consulta original para priorizar os produtos de interesse do cliente, descobrindo a intenção subjacente do usuário e o contexto da pesquisa. Além disso, também propomos um modelo classificador que é responsável por selecionar consultas passíveis de serem reescritas antes de usar o modelo de reescrita. Esta abordagem permite melhorar os resultados da pesquisa para destacar produtos de interesse, melhorando significativamente a relevância e a eficácia da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAvaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce.pt_BR
dc.date.issued2024-05-15
dc.description.abstractThe ability to provide personalized and relevant search results in a highly competitive e-commerce environment is crucial for customer satisfaction and the success of online stores. In this work, we explore a method to enhance the search experience in e-commerce using deep learning models to personalize user queries and improve the relevance of the returned items. The presented machine learning model was designed as a proof of concept to assess its ability to understand the context and intention behind user search queries, and to intelligently adapt them before being submitted to the search engine. The model rewrites the original query to prioritize customer's interest products by uncovering the underlying user intention and search context. Additionally, we also propose a classifier model that is responsible for selecting rewritable queries before using the rewriter model. This approach allows search results to be improved to highlight products of interest, significantly improving the relevance and effectiveness of the search.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205
dc.date.accessioned2024-10-01T21:20:24Z
dc.date.available2024-10-01
dc.date.available2024-10-01T21:20:24Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem Profundapt_BR
dc.subjectLLMpt_BR
dc.subjectIntenção do Utilizadorpt_BR
dc.subjectContexto de Pesquisapt_BR
dc.subjectMotor de Pesquisapt_BR
dc.subjectRelevância da Pesquisapt_BR
dc.subjectCompreensão do Contextopt_BR
dc.subjectReescrita de Consultaspt_BR
dc.subjectProdutos de Interesse para o Clientept_BR
dc.subjectDeep Learningpt_BR
dc.subjectUser Intentpt_BR
dc.subjectSearch Contextpt_BR
dc.subjectSearch Enginept_BR
dc.subjectSearch Relevancept_BR
dc.subjectContext Understandingpt_BR
dc.subjectQuery Rewritingpt_BR
dc.subjectCustomer Interest Productspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Mateus Matias.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluating LLM models for query personalization and increased relevance in e-commerce.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Mateus Matias. Avaliando modelos de LLM para personalização de consultas e aumento de relevância no e-commerce. 2024. 10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38205pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS MATIAS RIBEIRO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf162.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.