Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7360925537643835pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA JUNIOR, Nelson.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4132315893586224pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SOUSA, Elri Bandeira de.-
dc.contributor.advisor-co1IDSOUSA, E. B.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6780232680640790pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.-
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar de que forma os elementos da religiosidade popular nordestina contribuem para que haja a presença do realismo maravilhoso na obra A cabeça do santo, de Socorro Acioli. Pretende-se identificar quais são os acontecimentos insólitos presentes na obra e analisar de que modo a religiosidade popular influencia em sua aceitação, tendo em vista que esses acontecimentos, mesmo transcendendo as leis naturais, são considerados como parte da realidade nessa narrativa. Este trabalho se configura como uma pesquisa bibliográfica e se dá a partir de uma metodologia de natureza básica, sem aplicação prática. Além disso, possui uma abordagem qualitativa. Para tanto, elaboramos uma base teórica que parte da conceituação do insólito, bem como do fantástico, estranho e maravilhoso na literatura, a partir de Todorov (1980), Roas (2014), Petrov (2016) e Maciel (2021); do conceito de real maravilhoso e sua relação com o continente latino-americano a partir de Carpentier (2010), o qual trata das influências culturais e religiosas do continente sobre a produção literária latino-americana; da adaptação do conceito de real maravilhoso para os estudos literários sob a denominação de realismo maravilhoso a partir de Chiampi (1980), Santos e Borges (2018), Schøllhammer (2004, 2009), Rodrigues (2009) e Iegelski (2021); bem como das contribuições de Cascudo (2006) acerca da literatura oral no Brasil. Esta pesquisa traz contribuições para os estudos do realismo maravilhoso, mais especificamente na literatura brasileira contemporânea trazendo para o centro do debate a literatura nordestina. Além de promover uma abordagem acadêmica de uma obra pouco explorada nesse contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO insólito no Sertão contemporâneo: elementos do realismo maravilhoso em A Cabeça do Santo de Socorro Acioli.pt_BR
dc.date.issued2024-04-29-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze how the elements of Northeastern popular religiosity contribute to the presence of magical realism in the novel A cabeça do santo (2014) by Socorro Acioli. The aim is to identify the unusual events present in the work and analyze how popular religiosity influences their acceptance, considering that these events, even transcending natural laws, are considered part of reality in this narrative. This paper is configured as a bibliographical research and is based on a basic methodology, without practical application. Additionally, it has a qualitative approach. For that, we elaborate a theoretical basis that starts from the conceptualization of the unusual, as well as the fantastic, strange and marvelous in literature, based on Todorov (1980), Roas (2014), Petrov (2016) and Maciel (2021); from the concept of the marvelous real and its relationship with the Latin American continent from Carpentier (2010), which deals with the cultural and religious influences of the continent on Latin American literary production; the adaptation of the concept of marvelous real to literary studies under the name of marvelous realism from Chiampi (1980), Santos and Borges (2018), Schøllhammer (2004, 2009), Rodrigues (2009) and Iegelski (2021); as well as the contributions of Cascudo (2006) about oral literature in Brazil. This research brings contributions to the studies of marvelous realism, more specifically in contemporary Brazilian literature, bringing Northeastern literature to the center of the debate. In addition to promoting an academic approach to a work that is underexplored in this context.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38211-
dc.date.accessioned2024-10-01T22:36:46Z-
dc.date.available2024-10-01-
dc.date.available2024-10-01T22:36:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectRealismo maravilhosopt_BR
dc.subjectSocorro Acioli - Produção literáriapt_BR
dc.subjectReligiosidade popular - Nordestept_BR
dc.subjectCabeça do Santo - Obra literáriapt_BR
dc.subjectContemporary Brazilian literaturept_BR
dc.subjectWonderful realismpt_BR
dc.subjectSocorro Acioli - Literary productionpt_BR
dc.subjectPopular religion - Northeastpt_BR
dc.subjectCabeça do Santo - Literary workpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Saulo da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe unusual in the contemporary Sertão: elements of wonderful realism in A Cabeça do Santo by Socorro Acioli.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA. Saulo da Silva. O insólito no Sertão contemporâneo: elementos do realismo maravilhoso em A Cabeça do Santo de Socorro Acioli. 2024. 44f. Monografia (Licenciatura em Letras Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAULO DA SILVA BARBOSA. MONOGRAFIA LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. CFP 2024.pdfSaulo da Silva Barbosa. Monografia Letras - Língua Portuguesa. CFP 2024.727 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.