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dc.description.resumoA região que hoje compreende o nordeste brasileiro foi ocupada por povos com diferentes concepções e apropriações do sagrado. As populações nativas construíram um universo simbólico e mítico do qual pouco sabemos pela destruição cultural empreendida pelos europeus devido a sua visão teocêntrica e considerada por eles como única e superior. Os europeus em sua maioria eram católicos e auto determinavam-se defensores da fé e desta eram os propagadores exclusivos. Neste universo católico também houve a presença dos cristãos-novos (judeus recém convertidos ao catolicismo que em sua maioria procuravam escapar das punições da Inquisição, mas continuavam às escondidas fiéis as suas práticas religiosas judaicas) fugiram de situações de perseguição na Europa e vieram ao Brasil. Contribuições também se somaram com a presença (mesmo que forçada pela escravidão) dos povos africanos, na medida em que, para estes, manter a religião era um ato de afirmação de sua identidade cultural e uma forma de resistência à dominação dos brancos. Na América portuguesa a concepção mágica do mundo transitava entre as classes sociais, ou seja, desde o homem branco remediado ou pobre ao indígena e ao escravo negro. Porém, a Igreja Católica apresentava uma poderosa resistência a essa mistura de religião e magia uma vez que, céu e inferno se alternavam no horizonte do colonizador, passando paulatinamente a integrar também o universo dos colonos (SOUZA, 1986). Percebemos a partir desta contextualização panorâmica que a religiosidade popular se desenvolveu, nesta região, através de influências diversas não se constitui um campo de simples explicação. O complexo sistema simbólico que compõe essa religiosidade trata-se de um novelo com muitos fios e seu desenrolar não obedece a uma regra estática e geral. Essa prática religiosa cotidiana tem sido permeada por influências de tradições diferentes e geralmente é denominada de religiosidade popular. Segundo Laura de Melo e Souza (1986) o que se entende por religiosidade popular é o sistema de crenças, originado nos velhos feudos europeus, os quais foram perpassados por uma extensa rede de fios simbólicos que vão desde as práticas utilizadas nos rituais até o modo de organização e o próprio sentido da vida cotidiana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleEntre ramos de poder: mulheres e práticas mágicas, influências na religiosidade popular do brejo paraibano.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38232-
dc.date.accessioned2024-10-02T16:39:22Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T16:39:22Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectBrejo Paraibanopt_BR
dc.subjectMulheres e práticas mágicaspt_BR
dc.subjectReligiosidade popularpt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectRezadeiraspt_BR
dc.subjectWomen and magical practicespt_BR
dc.subjectPopular religiositypt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectPrayerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTHEOTONIO, Andréa Carla Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween branches of power: women and magical practices, influences on popular religiosity in the Paraíba swamp.pt_BR
dc.identifier.citationTHEOTONIO, Andréa Carla Rodrigues. Entre ramos de poder: mulheres e práticas mágicas, influências na religiosidade popular do Brejo Paraibano. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38232pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: História Cultural

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ENTRE RAMOS DE PODER - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST04 2006.pdfEntre ramos de poder: mulheres e práticas mágicas, influências na religiosidade popular do brejo paraibano. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST04 2006.193.9 kBAdobe PDFView/Open


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