Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38240
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNo Brasil, a religiosidade estruturou-se com auxilio da linguagem, já que o catolicismo aqui implantado se configurou a partir da tradição oral de origem européia, principalmente a tradição portuguesa. Através da linguagem expressões religiosas foram ao longo do tempo sendo resignificadas. Propiciando a sua permanência em meio à cultura popular. No século XX, locus de nossa discussão, percebemos a religiosidade nordestina através das músicas cantadas por Luiz Lua Gonzaga, que se tornou: A voz, a sanfona, o ritmo, o gênio de Gonzaga soavam através de ruas, enchiam o espaço, ritmavam o dia-a-dia dos nordestino. Esta linguagem religiosa e musical adotada para transmitir a fé, a cultura de um povo e que une indivíduos, atinge de maneira mais intensa os indivíduos que estão longe de seus lugares de origem, que procuram estabelecer nos locais no quais estão habitando festas e rituais, que os aproxime de sua terra natal mantendo unida uma relação da nova forma de viver com sua identidade, migrantes que muitas vezes foram expulsos do campo, pela natureza, ou seja, saíram por causa da seca ou foram expulsos pela crescente mecanização dos campos, que deixaram seu lugar de forma violenta e que ao chegar nas grandes cidades do Sul do Brasil [...].pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleO apelo ao sagrado: a religiosidade de um povo na música de Luiz Gonzaga.pt_BR
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38240-
dc.date.accessioned2024-10-02T17:15:53Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T17:15:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectMúsica de Luiz Gonzaga - religiosidadept_BR
dc.subjectLinguagem religiosa musicalpt_BR
dc.subjectLuiz Gonzaga - música e religiosidadept_BR
dc.subjectReligiositypt_BR
dc.subjectMusic by Luiz Gonzaga - religiositypt_BR
dc.subjectMusical religious languagept_BR
dc.subjectLuiz Gonzaga - music and religiositypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARAL, Elane Cristina do.-
dc.creatorLINS, Erica da Silva.-
dc.creatorSANTOS, Janielly Souza dos.-
dc.creatorAMORIM, Rômulo Leite.-
dc.creatorMEDEIROS JÚNIOR, José Flôr de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe appeal to the sacred: the religiosity of a people in the music of Luiz Gonzaga.pt_BR
dc.identifier.citationAMARAL, Elane Cristina do; LINS, Erica da Silva; SANTOS, Janielly Souza dos; AMORIM, Rômulo Leite; MEDEIROS JÚNIOR, José Flôr de. O apelo ao sagrado: a religiosidade de um povo na música de Luiz Gonzaga. In: XII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 04: História cultural. 12., 2006. Anais [...]. Cajazeiras - PB, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38240pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 04: História Cultural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O APELO AO SAGRADO A RELIGIOSIDADE DE UM POVO - ANAIS XII ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST04 2006.pdfO apelo ao sagrado: a religiosidade de um povo na música de Luiz Gonzaga. - Anais XII Encontro Est. de História da ANPUHPB ST04 2006.122.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.