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dc.creator.IDNUNES, P. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0683-6194pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971490719107438pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Luciano Carlos Azevedo da.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6324-6556pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3954372189546017pt_BR
dc.contributor.referee2QUEIROGA, Eduardo Vieira.-
dc.contributor.referee2IDQUEIROGA, E. V.pt_BR
dc.description.resumoO tráfego aéreo tem aumentado significativamente nos últimos anos em função do fluxo de passageiros e da demanda pela logística de cargas comerciais. Tal fato, em conjunto com o crescente número de operações e voos, têm ocasionado em um aumento considerável da complexidade nos planejamentos aeroportuários. Nesse contexto, o presente estudo trata do Aircraft Landing Problem (ALP), que pertence à classe de complexidade NP-Hard e apresenta grande relevância para o controle eficiente do tráfego aéreo. O problema consiste no agendamento do tempo de pouso de aeronaves nos aeroportos, geralmente visando a minimização do custo total de penalidade aplicado sob os desvios entre o tempo alvo e o tempo designado do pouso. Tal programação precisa cumprir com uma série de restrições presentes no contexto real, onde o tempo de pouso deve estar situado entre os limites dessa janela, além de respeitar o tempo de separação entre o par de aeronaves. Em função disso, o presente estudo propõe um algoritmo heurístico baseado em uma abordagem evolucionária multiobjetivo de minimizar o custo total de divergência e o makespan, denominado de Multi-objective Particle Swarm Optimization (MOPSO), para resolução do ALP envolvendo configurações de pista única. A performance do algoritmo é avaliada por meio de um conjunto de instâncias encontradas na literatura, envolvendo até 20 aeronaves, e instâncias reais do Aeroporto Internacional de Recife, com até 100 aeronaves. Os experimentos computacionais mostraram que a heurística proposta obteve resultados competitivos quando comparados aos de outras heurísticas analisadas, pois apresentou um melhor desempenho em 60% das instâncias da literatura (sendo que em 40% alcançou a solução ótima), no caso da abordagem de único objetivo. Ao considerar múltiplos objetivos, o MOPSO forneceu soluções de boa qualidade em um tempo computacional satisfatório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Produção.pt_BR
dc.titleAlgoritmo particle swarm optimization multiobjectivo para problema de pouso de aeronaves em pista única .pt_BR
dc.date.issued2024-09-12-
dc.description.abstractAir traffic has increased significantly in recent years due to the growth in passenger flow and the demand for commercial cargo logistics. This, coupled with the rising number of operations and flights, has resulted in a considerable increase in the complexity of airport planning. In this context, this study addresses the Aircraft Landing Problem (ALP), which is an NP-Hard problem of significant relevance for efficient air traffic control. The ALP involves scheduling aircraft landing times at airports, typically aiming to minimize the total penalty cost associated with deviations between the target and assigned landing times. This scheduling must adhere to a set of real-world constraints, such as ensuring that each landing time falls within a specified time window and maintaining the required separation time between pairs of aircraft. To solve the ALP in single-runway configurations, this study proposes a heuristic algorithm based on a multi-objective evolutionary approach to minimize both the total deviation cost and the makespan, Multi-objective Particle Swarm Optimization (MOPSO). The performance of the algorithm is evaluated using a set of benchmark instances from the literature, involving up to 20 aircraft, as well as real-world instances from Recife International Airport, with up to 100 aircraft. Computational experiments demonstrated that the proposed heuristic achieved competitive results compared to other analyzed heuristics, showing better performance in 60% of the benchmark instances (with optimal solutions reached in 40% of these cases) for the single-objective approach. When considering multiple objectives, the MOPSO provided high-quality solutions within a satisfactory computational time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38260-
dc.date.accessioned2024-10-02T21:26:47Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T21:26:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlgoritmo Particle Swarm O ptimizationpt_BR
dc.subjectTráfego aéreopt_BR
dc.subjectPouso de aeronaves pista únicapt_BR
dc.subjectOtimização multiobjectivopt_BR
dc.subjectAlgoritmo heurísticopt_BR
dc.subjectParticle Swarm Optimizationpt_BR
dc.subjectAeronaves pousopt_BR
dc.subjectEficiência de Paretopt_BR
dc.subjectParticle Swarm Optimization Algorithmpt_BR
dc.subjectAir Trafficpt_BR
dc.subjectSingle Runway Aircraft Landingpt_BR
dc.subjectMulti-Objective Optimizationpt_BR
dc.subjectHeuristic Algorithmpt_BR
dc.subjectParticle Swarm Optimizationpt_BR
dc.subjectAircraft Landingpt_BR
dc.subjectPareto Efficiencypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Paloma dos Santos Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMulti-objective particle swarm optimization algorithm for single-runway aircraft landing problem.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Paloma dos Santos Alves. Algoritmo particle swarm optimization multiobjectivo para problema de pouso de aeronaves em pista única . 2024. 95f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38260pt_BR
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