Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38291
Title: Aplicando técnicas de aprendizado de máquina na previsão em tempo real de resultados de partidas de futebol: rocket e multirocket.
Other Titles: Applying machine learning techniques to real-time prediction of football match results: rocket and multirocket.
???metadata.dc.creator???: RIBEIRO, Pedro Antônio Barboza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONGIOVI, Melina Mongiovi.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRASILEIRO, Francisco Vilar.
Keywords: Aprendizado de Máquina;Futebol;Classificação de Séries Temporais Multivariadas;Estatística;Apostas Esportivas;Previsão do Resultado;Machine Learning;Football;Multivariate Time Series Classification;Statistics;Sports Betting;Outcome Prediction
Issue Date: 15-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RIBEIRO, Pedro Antônio Barboza. Aplicando técnicas de aprendizado de máquina na previsão em tempo real de resultados de partidas de futebol: rocket e multirocket. 2024. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38291
???metadata.dc.description.resumo???: Dada a grande popularidade do futebol e do mercado de apostas associado, uma melhoria na precisão das previsões tem implicações significativas, tanto do ponto de vista técnico quanto econômico. Tendo isso em mente, o projeto proposto visa explorar, desenvolver e avaliar diversos algoritmos de aprendizado de máquina, incluindo diferentes arquiteturas de redes neurais, para a complexa tarefa de prever resultados de partidas de futebol em tempo real. Ao utilizar uma gama de variáveis estatísticas (como cartões, chutes a gol, faltas, ataques perigosos, escanteios e gols) em uma série temporal que representa o estado do jogo, o projeto contribui para o avanço do campo da análise de dados esportivos e tem o potencial de influenciar o mercado de apostas esportivas. Esse projeto, portanto, não é apenas acadêmicamente relevante, mas também tem um alto valor comercial e social, podendo influenciar a forma como estratégias de apostas são formuladas e talvez até mesmo como o jogo é jogado e analisado.
Abstract: Given the immense popularity of football and the associated betting market, an improvement in prediction accuracy has significant implications, both from a technical and economic perspective. With this in mind, the proposed project aims to explore, develop and evaluate several machine learning algorithms, including different neural network architectures, for the complex task of predicting football match outcomes in real time. By using a range of statistical variables (such as cards, shots on target, fouls, dangerous attacks, corners and goals) in a time series representing the state of the game, the project contributes to the advancement of the field of sports data analytics and has the potential to influence the sports betting market. This project is therefore not only academically relevant, but also has high commercial and social value, potentially influencing the way betting strategies are formulated and perhaps even how the game is played and analyzed.
Keywords: Aprendizado de Máquina
Futebol
Classificação de Séries Temporais Multivariadas
Estatística
Apostas Esportivas
Previsão do Resultado
Machine Learning
Football
Multivariate Time Series Classification
Statistics
Sports Betting
Outcome Prediction
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38291
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDRO ANTÔNIO BARBOZA RIBEIRO-ARTIGO-CEEI-CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (2024).pdf256.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.